Mesa posta de Dia das Mães: 5 dicas para montar a sua!


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Foi uma delícia preparar esta mesa posta de Dia das Mães! Primeiro, porque adooooro décor. Segundo, porque aprendi muito com as dicas antenadas e de super bom gosto da expert em festas Elis Rinaldi, da Rica Festa. Decidimos juntas que a ideia para a mesa posta de Dia das Mães seria sair da tradicional decoração romântica ou floral e apostar num estilo boho chic – aquele hippie chic que a gente adora. Fica charmoso e descolado ao mesmo tempo!

Reuni aqui 5 dicas para você também montar uma mesa linda. Olha só!

Uma delícia fazer uma mesa posta caprichada para o nosso dia! E lá no IGTV do @itmae tem o video com mais detalhes e dicas! (imagem: It Mãe)

Dica 1 – Defina uma paleta de cores para sua mesa posta de dia das mães

Sim, comece sempre pelas cores. E trabalhe nelas 😉 . Aqui ficamos com os tons de verde, palha, uva e rosas. O guardanapo de papel concentrou todas as cores que se espalharam pela mesa. E assim temos uma unidade! A escolha das peças e dos materiais ajuda você a acertar nas combinações, especialmente porque a próxima dica é… mix and match!

Estilo boho chic! Para sair do floral de sempre. Uma mesa posta de Dia das Mães de se apaixonar, não acha? (imagem: It Mãe)
Mesmo usando uma louça mais bacana você não precisa de guardanapo de tecido. Basta escolher um bem bacana – quando você vai usar bowl na montagem, coloque embaixo dele, acima do prato. Sousplat rosé, prato de cerâmica rústica verde, bowl uva, taça de champanhe, copo lima e guardanapo, Rica Festa @ricafesta. Lugar americano de palha e talheres, acervo pessoal. (imagem: It Mãe)

Dica 2 – Aposte no mix and match

Misture e combine! Esse é o segredo. Pode misturar texturas, materiais… Aqui, por exemplo, tivemos dois tipos de lugar americano. Sabe por quê? Porque o de palhinha eu só tenho seis. E aí, a ideia, que super funciona e deixa a mesa até mais interessante foi incluir os listrados nas pontas. Outro mix and match de sucesso? As taças de champanhe e vidro transparente com bolhas e os copos baixos de vidro na cor lima. Não são do mesmo jogo, mas super combinam. As louças usadas também são de cores e jogos diferentes. Combinar descombinando é divertido e fica surpreendente. Além disso, tem essa história: você pode ter jogos menores, para quatro pessoas, por exemplo. Mas se os dois se combinam, já podem dar uma história interessante!

Uma vista aérea da mesa para oito! Mix and match nos lugres americanos: os da ponta são diferentes e fica lindo assim! (imagem: It Mãe)

Dica 3 – Faça uma mesa rica e cheia de elementos

Pode encher a mesa, porque isso é que dá o charme! Então, é pra “fazer vista” mesmo, como diziam antigamente. Pode apostar. Todo mundo – até mesmo as pessoas mais íntimas que a gente vê todo dia – se sentem importantes e prestiagidas quando você capricha. Até a comida fica mais gostosa!

O potiche branco poderia ser molheira ou açucareiro. Mas aqui virou vasinho, Rica Festa @ricafesta. Arranjo floral alto, Rica Festa . Vaso de flores e cesto, Flora Okada @flora_okada (imagem: It Mãe)

O passarinho de cerâmica, Rica Festa, vira bowl para petiscos. Caminho de mesa, Rica Festa @ricafesta. Vaso, acervo pessoal. Azaléia natural plantada no vaso, Flora Okada @flora_okada (imagem: It Mãe)

Dica 4 – Crie um cantinho de declarações de amor

Você pode deixar alguns post-it com canetas e/ou folhas de sulfite com lápis de cor, giz de cera para as crianças criarem lembranças para a mamãe, a vovó, a titia…

Cantinho charmoso para criar recadinho para as mães. Regador vaso e sachês perfumados (que viram acompanhamento do bilhete), Rica Festa. Mini black board e post its, Daiso. (imagem: It Mãe)

Dica 5 – Vá além da mesa e crie outros cantos de charme

Monte um aparador charmoso para servir. Adorei usar esse cesto para colocar as flores altas que estavam na mesa e os filtros dos sonhos, porque eles são total boho chic. E na hora do cafezinho, esbanje charme também! Afinal, nunca é demais.

O arranjo de flores alto sai da mesa principal quando o almoço estiver servido, para não atrapalhar a conversa, e vai para o aparador. Flores fake de seda, cesto e filtros de sonhos, Rica Festa. Louças, Acervo Panelinha @acervopanelinha. Colher acervo pessoal. (imagem: It Mãe)
Hora do cafezinho com charme! Xícaras Cecília Dale com mix and match – misturando as estampas das xícaras e dos pires. O potiche branco, Rica Festa, que virou vasinho, sai da mesa principal e enfeita o café. A louça com monograma D, Rica Festa, tem múltiplas funções – até porta-joias! -, mas aqui ela vira recipiente para as amêndoas com chocolate 100% cacau, Good Pick @goodpick.brasil. Bandeja, acervo pessoal. (imagem: It Mãe)
  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 7 de maio de 2021

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)