Bolo de aniversário: qual e como escolher?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

Festa de aniversário só é festa mesmo se tem um bolo bem gostoso para o parabéns, né? Mas, quando se trata de bolo para festa infantil, é importante pensar em um sabor e estilo que agrade adultos e crianças. Então, como escolher o bolo ideal para a festa?

Antes de fazer essa escolha, decida se você mesma fará o bolo, ou fará a encomenda com algum profissional. Essa decisão influenciará diretamente no resultado final do bolo – se você quiser um com pasta americana, por exemplo, melhor pedir para um confeiteiro.

Além disso, pense que fazer o bolo exige tempo e dedicação. Caso você ainda tenha muitas outras coisas para resolver, talvez seja melhor direcionar essa tarefa para outra pessoa. E vale lembrar: esse é o doce mais esperado da festa, então é preciso que ele esteja, além de gostoso, muito bonito.

De qualquer forma, seja fazendo em casa ou encomendando com um profissional, escolha um estilo que converse com o tema proposto e que seja do agrado do aniversariante.

Naked cakes

Os naked cakes não têm cobertura e possuem acabamento rústico, que pode ser feito com frutas, açúcar de confeiteiro, bombons, entre outros.

O mais legal desse estilo de bolo é que ele dá bem menos trabalho do que os outros, por motivos óbvios, afinal fazer um bolo que não exija acabamento minucioso e delicado te poupará muito tempo e estresse.

Além disso, o naked pode ser feito em casa com mais facilidade, basta você ter uma boa receita base e criatividade para finalizá-lo de maneira que converse com o tema da festa – não vá decorar um naked com flores se o tema for super-heróis, por exemplo.

Outro detalhe bem legal é que você pode trabalhar o bolo com diferentes cores de massa, afinal elas serão vistas de fora. Basta fazer a mesma massa de baunilha e separá-la em partes iguais; em cada parte, você mistura um corante (alimentício) de cor específica.

Pasta americana

A decoração feita com pasta americana exige conhecimento. É preciso entender de colorização da pasta, como manuseá-la e de desenho. Sem falar que também são necessários diversos materiais para fazer os cortes e moldes.

Neste caso, opte por contratar um profissional para fazer o bolo. Lembre-se de encomendar com dias de antecedência, porque normalmente esses bolos dão trabalho e o confeiteiro pede, no mínimo, 72 horas (a depender da região, tamanho do bolo e tema escolhido).

Como bolos com esse tipo de decoração são bem caros, faça orçamento com mais de uma confeitaria para ter certeza de que está pagando um preço justo. Além disso, não se esqueça de avaliar a questão clássica de preço x sabor e beleza. De nada adianta pagar barato se o resultado não será bom. Então, além de avaliar o preço, avalie também o trabalho do profissional!

Chantininho

Bolos com chantininho (chantilly + leite em pó) estão em alta – é a pedida do momento! É possível fazer muuuuitos tipos diferentes de decoração com essa cobertura, graças aos bicos de confeitar, corantes e brilhos comestíveis que existem no mercado. Vale pesquisar bastante, buscar referências e encontrar um profissional que entenda desse tipo de finalização para encomendar o seu bolo.

Para complementar esse tipo de bolo, são utilizados os topos de bolo de papel especial – normalmente encomendados com o tema da festa. Fica lindo!


Confeitos

Os bolos confeitados são aqueles que são decorados com diferentes confeitos e doces, como balas, chocolates, m&m’s, canudos de chocolate colocados em volta, brigadeiros, entre tantos outros doces.

Essa opção é ótima para quem quer fazer o bolo em casa e precisa de uma decoração que envolva agilidade e praticidade. E o legal é que o próprio aniversariante pode escolher quais confeitos serão usados! Tenha em mente que esse tipo de bolo agrada muito mais o paladar infantil.

Sabor

Se a maioria dos convidados for criança, opte pelo bolo de chocolate, que é sempre o mais pedido. Se a maioria dos convidados for adulto, no entanto, você pode ousar um pouco mais na sua escolha. Tudo depende do público que você quer agradar.

Pense também em como estará o clima no dia da festa. Porque para decidir sabor e cobertura do bolo, a temperatura do ambiente conta muito! O glacê real, por exemplo, pode derreter; bolos em chantininho aguentam o calor numa boa, mas racham em ambientes com ar condicionado. Então, pense bem!

Por fim, se estiver em dúvida em relação ao tamanho, faça um cálculo de 100g por convidado – pode ficar tranquila que essa quantidade é mais do que suficiente!

E como falar de festa nunca é demais, aproveite os conteúdos abaixo:

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)