Ouse e organize sua vida!
Sair da desorganização é deixar – irremediavelmente – nossa zona de conforto. É fato que a vida organizada é muito mais fácil de ser vivida, porém sair da confortável zona de desculpas e justificativas para não ser mais organizado causa estranheza e certo desconforto, até mesmo físico. Já vi pessoas começarem a transpirar ou entrarem em processo de extremo nervosismo ao serem convidadas a descartar roupas e objetos que não usam há anos.
Por quê? Porque é custoso ao ser humano deixar velhos hábitos e manias para trás. Por isso, o processo de organização requer mais investimento pessoal e financeiro do que a manutenção dela. Isso significa que depois de deixar toda sua casa em ordem e descomplicar as rotinas, manter tudo em ordem vai ser muito mais tranquilo. Até porque, nesta nova fase, a organização terá se incorporado à rotina doméstica e não será mais encarada como uma tarefa a mais, visto que todas as rotinas estarão simplificadas. Você vai organizar sem perceber!
Não acredita? Faça as contas comigo. Separar e organizar uma caixa de documentos com correspondências guardadas há anos naquele “quartinho” vai dar mais ou menos trabalho do que, duas vezes por semana, checar e processar a correspondência que chega todos os dias? Garanto que a segunda opção.
Não se convenceu? Então, tente imaginar quem perde mais tempo: a pessoa que sempre vai ao supermercado com lista de compras ou aquela que tenta armazenar a lista na memória mas, como não consegue, sempre precisa voltar ao supermercado para comprar os itens faltantes? Ou aquela que nem se lembra do que precisa comprar até efetivamente precisar do produto que ficou fora da lista mental? Certamente quem faz listas de supermercado investe melhor seu tempo.
Ouse deixar sua zona de conforto. Organize-se!
Até a próxima!
Ingrid Lisboa
Curta a página da Home Organizer no Facebook: www.facebook.com/homeorganizer