Companhias aéreas amigas das crianças
Uma das maiores preocupações de uma mãe ao fazer uma viagem de avião é justamente… o avião. A não ser no momento em que o filho dorme (e tem vezes que ele não dorme!), é preciso entreter e ter o conforto necessário para que percurso seja agradável para as crianças… e para nós, mães e pais, claro! Pensando nisso, toda it mãe já tem em mente seu kit de sobrevivência a bordo. Mas é melhor ainda quando a gente percebe que as companhia aéreas estão do nosso lado, nos ajudando. A boa notícia é que cada vez mais as empresas aéreas se preocupam em atender bem as crianças e têm lhes reservado uma acolhida especial a bordo. Conheça os serviços de algumas delas:
A Air France desenvolveu uma política de acompanhar a família antes mesmo da decolagem. Nos aeroportos de Paris, por exemplo, carrinhos são postos à disposição para que os pais cheguem com mais facilidade aos portões de embarque. No avião, a refeição das crianças é distrubuída primeiro, junto com jogos. São oferecidos também berços e canais de TV com conteúdo infantil. A equipe de dentro e fora do avião também é treinada para receber os pequenos com brincadeiras.
Além dos serviços como berço, cardápio especial e canais de TV voltado para o público infantil, a Emirates oferece um kit de brincar com quatro personagens diferentes, lousa mágica, revista de atividades e, para os mais velhos, sacolas de viagem, carteiras com velcro em estilo surfe com imagens da marca Quiksilver e baralhos com curiosidades.
A TAM oferece berços, menu infantil e o programa TAM Kids, no qual os pais podem inscrever antecipadamente os pequenos para se tornarem um comandante kid, distribuir balinhas no vôo e tirar foto na cabine do piloto.
A Japan Airlines lançou no final de 2013 o serviço Family Friendly, um espaço de quatro assentos na traseira da classe econômica com livros para colorir e brinquedos para os pequenos se distrairem durante o vôo.
Na Etihad Airways, dos Emirados Árabes, que tem o Brasil em sua rota, é possível contar com o serviço Flying Nanny. Parte dos comissários de bordo fizeram um curso específico para se tornarem babás durante a viagem. No fim de 2013, mais de 500 funcionários tinham recebido esse treinamento.
Em todos os voos intercontinentais da KLM estão disponíveis a bordo berços, pacotes de atividades e diversos artigos para bebês. A empresa também conta com uma seleção de refeições para bebês e crianças.
A portuguesa TAP implementou o pré-embarque infantil para os pais terem prioridade de entrada com as crianças e assim ter mais tempo para instalar toda a família. A empresa também oferece berços, carrinhos e um kit de entretenimento infantil com jogos, desenhos para colorir, lápis de cor e escova de dente.
A Singapore Airlines tem poltronas especiais em tamanho menor para as crianças, com suporte para os pés com ajuste de altura. Também oferece menu kids, brinquedos e canais infantis.