Como escolher um fotógrafo de recém-nascido
Como o mercado de fotografias de recém-nascidos tem crescido ultimamente, muitos fotógrafos começaram a fazer esse tipo de foto. Mas esse trabalho requer muito mais do que noções de fotografia – envolve cuidados com higiene e segurança. Por isso, é preciso ter critério para escolher o profissional. Conversamos com Julie Freitas, diretora de eventos da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), que contou um pouco sobre o trabalho da associação e o que você precisa saber antes de fechar a sessão de fotos.
Segundo Julie, é importante ter em mente que o fotógrafo deve ter um bom conhecimento da anatomia de uma criança recém-nascida – preocupando-se em deixar o bebezinho totalmente confortável e evitar possíveis lesões. E acrescenta que, caso as fotos sejam feitas em estúdio, ele precisa ter um ambiente adequado. “O local da sessão de fotos deve ser bem iluminado, limpo, climatizado e confortável para o bebê. A temperatura do ambiente deve estar entre 26 e 29 graus”, diz Julie.
Baseando-se justamente na ideia de garantir o bem-estar da criancinha, Julie conta que a ABFRN surgiu para tentar organizar a fotografia de recém-nascidos, que está em constante crescimento no Brasil, estabelecendo padrões de segurança, higiene, conforto e qualidade. “Nosso papel é informar aos pais que existem diversos profissionais na associação que se comprometem com seus ideais”, explica a diretora da associação. Segundo ela, fotógrafos profissionais costumam investir em cursos de especialização, custos com equipamentos e demais acessórios, o que normalmente garante um resultado de alta qualidade. E a própria associação oferece eventos e palestras para que eles tenham uma reciclagem constante. Então, procure se informar bem antes. No próprio site da ABFRN há indicações de profissionais associados.
Outra maneira de achar um bom profissional é pedir referências e depoimentos de clientes que contrataram os fotógrafos pelos quais você se interessou. Especialmente no quesito segurança. Você vai precisar se sentir segura em relação a isso, pois a sua tranquilidade vai interferir – e muito – no resultado do trabalho.
Por fim, para que o resultado seja justamente aquele que você imaginou, pesquise para encontrar o profissional com o qual se identifique. “Dentro da linha de fotos de recém-nascidos, existem profissionais com diversos estilos. Para saber ele se combina com o que você espera das fotos, peça ao fotógrafo que apresente seu portfólio”, recomenda Julie.