Como economizar na festa de aniversário
Para gastar menos, o ideal é programar a festa com seis meses de antecedência (Foto: 123RF)
Decoração, comidinhas, recreação… são muitos os detalhes para levar em conta na hora de planejar o aniversário do pequeno – e que podem deixar a comemoração bem “salgada”! Mas não precisa ser assim: com algumas adaptações e bastante planejamento, dá para fazer uma festa linda e mais barata, especialmente em tempos de crise. Confira as nossas dicas a seguir!
Converse com o seu filho antes
Afinal, ele é o grande homenageado e o maior interessado, não? Deixe que ele conte o que imagina para a festa. Assim, você não corre o risco de fazer algo além das expectativas dele (e gastar demais sem necessidade). E se for o contrário, ou seja, se ele sonhar alto, você pode escolher o que é mais importante para ele e focar no principal.
Faça uma lista de convidados enxuta
Essa parte não tem jeito, tem que escolher mesmo a dedo, se ficar dentro do seu budget. Vale a pena avaliar entre os convidados, tanto amigos quanto parentes, quem você quase não teve contato no último ano. Será que essa pessoa é mesmo especial e/ou precisa ser convidada? Na escola, opte por convidar apenas os amigos mais próximos (aqueles que seu filho fala sempre) ou, no caso dos menores, por afinidade com os pais.
Planeje com antecedência
Quanto antes fechar os contratos, maior a flexibilidade no pagamento (descontos e parcelamento, por exemplo). O ideal é começar os preparativos, sendo assim, seis meses antes da data. E também sobra mais tempo para buscar referências no mercado, analisar e comparar as propostas dos fornecedores.
Priorize
O que é mais importante para você e merece maior investimento: decoração, recreação, bolo? Defina isso para direcionar melhor os gastos com cada item e, assim, economizar.
Use kits prontos na decoração
Hoje existem diversas opções de empresas especializadas em kits superdescolados ,que são fáceis e rápidos de montar. Nesse caso, você também pode complementar o visual da festa com flores e brinquedos do seu filho.
Monte uma planilha
Ao montar uma simples planilha com todos os orçamentos antes de contratar, você verá onde está gastando demais e, se for o caso, adaptar seu projeto. Uma vez definidos os detalhes mais importantes, o mais importante é transmitir ao pequeno que está fazendo tudo com muito carinho. O amor, afinal, é maior presente que você pode dar a ele!