Cólicas em bebê: soluções práticas para o dia a dia


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Cólicas em bebê It Mãe
Cólicas em bebê It Mãe

Nada mais doído do que o coração de uma mãe que escuta seu bebê chorar!

Vamos conversar sobre cólicas em bebê?  É muito complicado identificar os diferentes tipos de choro no começo, principalmente nos primeiros dias ou nas primeiras semanas. E um dos choros que mais acontece, infelizmente, é o de cólica. 

É normal, todo bebê (ou quase todos) têm cólica! Na realidade, vale explicar, o que chamamos de cólica é o sistema digestivo do bebê que ainda não está totalmente preparado, e continua a se fortalecer já fora da barriga da mãe. Então, imagina o desconforto que isso deve dar? 

Além disso, o bebê para de ser alimentado pelo cordão umbilical e passa a receber leite, o que também já representa uma mudança. Essa mudança pode ser ainda mais sentida para os bebês que mamam fórmula e não o leite materno. Por mais que as fórmulas sejam feitas para serem parecidas com o leite materno, sabemos que a digestão é um pouco mais difícil. 

E então, o que fazer para acabar com as cólicas? 

Normalmente, o que pode ser feito é colocar uma compressa morna na barriga do bebê (por cima da roupa, atente-se para não estar muito quente!), dar colo, colocar o bebê numa posição confortável, tentar minimizar a dor de formas alternativas. Agora, quando a cólica está forte e não passa com nenhuma das soluções acima, pode-se aplicar um remédio indicado pelo pediatra em cada caso. 

Uma boa tática também é dar um banho morninho (naquela temperatura que já é indicada para bebês nos primeiros meses de vida). Funciona como nas cólicas menstruais, por exemplo, que a água morna ajuda bastante! 

No mais, não hesite em dar bastante colo e carinho ao seu bebê nesse momento. E não se esqueça de que é passageiro. Vai passar e ele vai voltar a se acalmar. 

Como foi ou como está sendo a sua experiência com cólicas em bebê? Conta para gente!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)