Barbie de todas as raças, corpos e profissões


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

As 14 bonecas do Barbie Shero Program: todas as raças, corpos e profissões. Para mostrar que as mulheres podem ser como e o que quiserem (foto: divulgação)

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, adoramos essa notícia de que a boneca Barbie – está cada vez mais incentivando meninas a serem tudo que quiserem. Para isso, a marca está homenageando 17 mulheres ao redor do mundo que quebraram barreiras e são inspiração para a próxima geração. Dessas, três bonecas fazem parte da linha Barbie Mulheres Inspiradoras.

São elas:

o   Katherine Johnson –  Física, cientista espacial e matemática, atravessou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela NASA. Trabalhou com “computadores humanos” para calcular o trajeto do primeiro voo tripulado americano para o espaço.

o   Amelia Earhart – Americana e primeira aviadora feminina que atravessou o Oceano Atlântico, desafiando corajosamente os protocolos da época e quebrando recordes mundiais na aviação.

o   Frida Kahlo – Artista Mexicana que ganhou reconhecimento por seu estilo e perspectiva única, tornando-se uma célebre artista ativista e símbolo de força. 

 

A boneca Frida Kahlo está à venda no Brasil a partir deste mês, por 249,99 reais (foto: Paul Jordan, Sheryl Fetrick)

 

As demais bonecas não estarão à venda. Foram feitas pelo Barbie Shero Program, à imagem e semelhança de outras 14 mulheres inspiradoras, que ganharão de presente essa boneca única. A iniciativa de transformar a boneca originalmente loira com corpo magérrimo e escultural em várias mulheres, com vários perfis e corpos é uma maneira de mostrar que Barbie está mudando e seguido os novos tempos e os valores que queremos passar para nossas filhas: de valorizar quem elas são e como são, sem sofrer para seguir algum modelo muitas vezes impossível de atingir, como se ele fosse o único aceitável. Além disso, as mulheres homenageadas têm as mais diversas profissões e conquistas, mostrando que, sim, meninas podem ir cada vez mais longe. Saiba quem são as mulheres inspiradoras e mostre para suas filhas – e filhos também (porque uma sociedade mais igualitária se constrói criando meninas e meninos mais conscientes).

 

A premiada chef francesa Hélène Darroze com a boneca à sua imagem e semelhança (foto: divulgação)

o   Hélène Darroze, chef de cozinha renomada, França –  Quarta geração como cozinheira francesa com três restaurantes e duas estrelas Michelin. Hélène Darroze – símbolo para a culinária francesa contemporânea – está entre as 14 mulheres homenageadas pelo programa Barbie Shero, em edição especial para o Dia Internacional da Mulher. A chef de cozinha ganhou uma Barbie única e exclusiva, feita à sua semelhança, por meio do programa que presenteia mulheres inspiradoras para a próxima geração. Hélène Darroze é uma das profissionais mais reconhecidas na gastronomia francesa. Ela possui duas estrelas Michelin, três restaurantes e também já foi condecorada da Ordem Nacional da Legião de Honra francesa como Chevalier, pelo ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy. Em 2015, ela recebeu o título de melhor chef feminina do mundo pelo “50 Best”, da revista “Restaurant”.  

o   Patty Jenkins, cineasta, EUA – Escritora e diretora que se tornou a primeira mulher a dirigir um filme com um orçamento de mais de US $ 100 milhões – Wonder Woman.

o   Chloe Kim, campeã e atleta de snowboard, EUA –  Mulher mais jovem a ganhar uma medalha olímpica no Women’s Snowboard Halfpipe durante as Olimpíadas de Inverno de 2018.

o   Bindi Irwin, conservacionista, Austrália – Celebridade internacional que herdou a paixão de seu pai –  o Caçador de Crocodilos – pela vida selvagem e se dedica a inspirar a próxima geração a fazer a diferença no mundo.

o   Nicola Adams, boxeadora, Reino Unido – Duas vezes medalhista de ouro, Nicola é a única boxeadora feminina na história do esporte a ganhar títulos olímpicos mundiais e europeus.

o   Çağla Kubat, atleta de Windsurf, Turquia – Campeã de windsurfe e membro do time de vela e de windsurf do Fenerbahçe, fundou sua própria escola de windsurf para jovens surfistas.

o   Hui Ruoqi, campeã de volleyball, China – Décima quinta capitã da equipe feminina chinesa de vôlei que também ganhou ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

o   Leyla Piedayesh, designer e empreendedora, Alemanhã – Imigrante iraniana e fundadora da famosa marca de roupas Lala Berlin, que incorpora elementos urbanos e elegantes em malha de alta qualidade.

o   Lorena Ochoa, jogadora profissional de Golf, México – Atleta, mãe, empresária e incentivadora do Golf no México

o   Martyna Wojciechowska, jornalista, Polônia –  Apresentadora de TV, editora de revista, autora, diretora e a segunda polonesa a conquistar o Seven Summits.

o   Sara Gama, jogadora de futebol, Itália – Capitã do time italiano de futebol, membro do Conselho Federal e presidente da Comissão para o desenvolvimento do futebol feminino.

o   Xiaotong Guan, atriz e filantropa, China – Conhecida como filha da nação da China, é embaixadora do “Dia Mundial da Vida”, uma campanha conjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fundo Internacional para o bem-estar dos animais e conservação da natureza.

o   Yuan Yuan Tan, primeira bailarina, China – Bailarina e dançarina principal no Ballet de São Francisco. É também a principal dançarina convidada no Ballet de Hong Kong.

o   Vicky Martin Berrocal, emprendedora e designer de moda, Espanha – Responsável pela direção criativa da empresa Victoria, com coleções que incluem fantasias festivas, vestidos de flamenco, bolsas e jóias.

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 19 de março de 2018

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)