Pais fazem diferença no sucesso das filhas


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
A cantora Shakira faz para da campanha mundial que mostra como os pais ajudam as filhas em suas conquistas (foto: reprodução) A cantora Shakira faz para da campanha mundial que mostra como os pais ajudam as filhas em suas conquistas (foto: reprodução/Fathers Empowering Daugthers)

 

“Filha, você precisa ter uma profissão”. “Filha, não dependa de marido! Você tem que conquistar a sua independência financeira”. Muitas mulheres crescendo ouvindo esses conselhos de suas mães. Mas… quem disse que só as mães são capazes e dispostas a empoderar as filhas? Os pais também têm um papel fundamental. É nisso que acredita a campanha lançada este ano pela ONG G(irls)20, que tem como objetivo mobilizar e motivar meninas e mulheres jovens dos países participantes do G20 em suas causas sociais. Batizada de “Fathers Empowering Daughters” (Pais Empoderando Filhas), a campanha global mostra, por meio de vídeos caseiros (para assistir, clique aqui), pais contando por que acham importante encorajar as filhas em suas conquistas, independentemente da idade e do sonho, e mostra também as filhas dizendo como seus pais as inspiraram.

Estão colaborando com a campanha pais e filhas conhecidos mundialmente. “Meu pai foi o meu melhor amigo, foi quem me deu os melhores conselhos. Ele sempre acreditou no meu talento e foi provavelmente a primeira pessoa a perceber que eu tinha uma boa voz. Ele é a primeira pessoa que eu procuro quando eu tenho uma questão ou um problema”, diz a cantora colombiana Shakira em seu vídeo. Também há depoimentos de Ziauddin Yousafzai – pai de Malala Yousafzai, estudante paquistanesa famosa por defender o direito das mulheres à educação frente ao regime talibã, da filha do ex-presidente americano Bill Clinton, Chelsea Clinton e de Richard Branson, empresário britânico fundador do grupo Virgin.

A campanha mostra como é importante a participação dos pais na educação dos filhos e como a presença deles com apoio, conversas e conselhos faz diferença. Foi-se o tempo em que apenas as mães ficavam no front. Há um chamado para que eles participem. E, ainda bem que muitos pais, cada vez mais, querem estar bem perto das filhas e filhos os apoiando em suas conquistas. Essa é uma das grandes boas notícias dos novos tempos que faz a gente ficar feliz em celebrar o dia dos pais. Ao mesmo tempo em que eles deixam de ser os provedores exclusivos da família, passam a ser solicitados para se envolver mais com as questões emocionais de suas filhas e seus filhos, e ter uma relação cada vez mais próxima com eles – de confiança e afeto. E todo mundo ganha com isso.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)