Grávida? Veja como manter o peso sob controle nas festas


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
(foto: Free Images) (foto: Free Images)

 

As festas de final de ano estão chegando e com elas a comilança! E quem está grávida, precisa ficar de olho ainda mais atento no que come. Tudo porque na gravidez, a facilidade de ganhar peso rápido é grande por causa do metabolismo da gestante. “É possível aumentar 2 ou 3 quilos numa semana e, se bobear com duas festas juntas, pode chegar a 5 quilos. Além do ganho de peso, pode haver também o inchaço por causa da qualidade alimentar e também do exagero em temperos”, diz a personal gestante Gizele Monteiro criadora dos programas Mais Vida Gestantes e Gravidez em Forma – primeiro programa online para gestantes no Brasil.

Veja as dicas da personal para não exagerar nas festas… e o que fazer para queimar as calorias depois:

Para não exagerar nas festas:

1- É importante evitar comer os aperitivos antes da ceia, ou se forem irresistíveis, optar pelas frutas secas e oleaginosas que são a melhor opção, mas lembre-se controle a quantidade também;

2- Controlar a ansiedade e optar alimentos mais leves e saudáveis;

3- Consumir muitas frutas, saladas e legumes. Essa é uma opção para gerar mais saciedade antes de comer;

4- Beber água e líquidos para manter o corpo hidratado, isso também reduz a ansiedade de outros alimentos. Esqueça o refrigerante, opte por sucos naturais ou de boa qualidade – sem aditivos, conservantes e açúcar;

5- Tentar se alimentar antes em casa com alimentos mais saudáveis, pois assim quando chegar na festa não estará faminta e isso ajudará a diminuir os exageros;

6- Procurar inserir uma rotina de exercícios leves nesse período.

Para queimar as calorias depois das festas:

1- Caminhar é uma excelente opção, principalmente se estiver na praia. Só não esqueça do protetor e também de caminhar num período do dia em que a temperatura está mais amena, como início da manhã, final de tarde ou noite;

2- Durante a atividade considerar sempre sua intensidade e duração. Não ultrapassar os 30 minutos e manter o ritmo da atividade entre leve a moderado. Não sabe qual exercício pode ser adequado? Uma dica é seguir o programa Gravidez em Forma, que tem uma orientação online com exercícios localizados, aeróbicos e também direcionados para a postura e relaxamento;

3- Escolher um local adequado para a realização do exercício é fundamental. Ele deve sempre ser arejado, fresco e seguro;

4- Hidratar-se sempre – antes, durante e depois. Leve uma garrafinha com água;

5- Usar roupas mais leves e utilize um tênis confortável para as atividades;

6- Realizar exercícios de alongamento. Eles auxiliam na prevenção de inchaços, dores nas pernas, além das dores nas costas.

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

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