Um dia no museu

Sim, é possível fazer com que o museu se torne uma diversão para os pequenos (foto: arquivo pessoal)
Que tal ensinar para seus filhos sobre pintura, escultura, astronomia, ciência… ? Ir a museus significa ampliar o conhecimento deles mostrando as criações mais fantásicas já desenvolvidas.
“Impossível!!! Meu filho vai destruir tudo! Ele não aguenta um minuto parado.” Essa foi a frase que ouvi de uma amiga, quando comentei que fomos a vários museus em nossa última viagem.
Realmente crianças e museus não combinam se você quiser impor para elas o seu ritmo e interesse. Mas, se vocês estão curtindo o fim de semana juntos ou viajando em família, nada mais justo do que respeitar o ritmo e interesses de todos, não é?
Não dá para esperar que seu filho ame ir ao museu de história natural de Nova York se ele ainda não nem sabe direito o que é um museu e muito menos sabe por que não pode colocar as mãos em alguns objetos! Há muitas coisas que parecem bem óbvias para nós, adultos, e que para as crianças não são.
Para despertar nas crianças desde cedo a curiosidade por arte & cia e garantir que seu passeio seja um sucesso, vale a pena seguir as dicas abaixo:
1) Não espere para levar seu filho a um museu apenas quando vocês forem viajar para o exterior. Há vários bons museus no Brasil que podem ser um bom começo no processo de descoberta, aprendizado e treinamento do seu filho.
2) Procure museus que ofereçam interatividade. Essa dica dispensa explicações. Cada vez mais grandes museus ao redor do mundo tem incluído estações interativas e espaços kids friendly. O British Museum, por exemplo, tem logo perto da entrada uma área para famílias e escolas com lockers, mesinhas para lanche, trocadores e banheiros para os pequenos.
3) Restrinja o tempo de visita a uma ou duas horas no começo. Essa é uma maneira de garantir que a ida ao museu seja lembrada como uma experiência prazerosa e não cansativa. Por isso, em museus maiores, vale a pena concentrar a visita em apenas uma área de maior interesse para todos.
4) Prepare as crianças antes. Significa explicar com dias de antecedência onde vocês vão, o que vão ver e o que é tão legal sobre aquilo. Instigue seu filho a querer ver de perto e poder participar do assunto. Faça do passeio o assunto da família. Dê tempo pra ele pensar sobre o tema e se envolver na atividade.
5) Ajude seu filho a formular hipóteses. A visita ao museu será uma oportunidade de investigação, confirmação e ampliação de tudo o que ele elaborou na cabeça dele.
6) Use a imaginação. Transforme o passeio numa aventura e mostre para seu filho que ir a um museu é o mesmo que: entrar numa máquina do tempo, se transformar em reis e rainhas, virar um arqueólogo ou astronauta.
Hoje em dia, ir ao museu é motivo de festa lá em casa. Mas até hoje ficamos pouco tempo. Elas sempre saem com um gostinho de quero mais. Se eu contar isso pra minha amiga, sei que ela não vai acreditar…
Um beijo,
Carla
Carla Racy Haddad Marques é diretora da Tiny People Bilingual School no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Formada em Comunicação Social pela ESPM e pós graduada em Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL) pela Univesity of California, San Diego (UCSD). Atua há cerca de 20 anos em educação e ensino de inglês para crianças e adolescentes. Atualmente, vive com seu marido e suas filhas Lara (7) e Liz (5) em Londres onde desenvolve novos projetos educacionais para a Tiny People. Também é membro do conselho da escola Middle Park Primary School, para o qual foi eleita Parent Governor para o quadriênio 2012/ 2016. É apaixonada por línguas e pelo universo bilíngue.