7 truques para viajar de carro com as crianças


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
7 truques para viajar de carro com as crianças It Mãe
7 truques para viajar de carro com as crianças It Mãe

Preparar uma longa viagem com os filhos pode soar assustador, não é? Como é impossível prever os problemas que surgirão no meio do caminho e a reação dos pequenos às intermináveis horas de percurso e ao tédio da viagem, é preciso estar preparado para viajar de carro e fazer com que a experiência deles seja o menos dolorosa possível.

Para que você não esqueça o essencial e esteja preparada para alguma eventualidade, selecionamos 7 dicas para viajar de carro com as crianças e para que esta passeio seja muito mais tranquilo para os pais e – por que não? – divertida para os pequeninos!

Como viajar de carro com crianças com segurança It Mãe

1. Segurança em primeiro lugar

Antes de colocar seus filhos no carro e cair na estrada é preciso fazer um grande check-up, que começa com uma checagem das condições da estrada e um planejamento minucioso de paradas e hospedagem. 

Em seguida, verifique os bancos traseiros, lugar onde os pequenos ficarão. Faça testes para garantir que está tudo perfeito com cadeirinhas e assentos. Por fim, mas muito importante, dê uma olhada em cada parte do carro, principalmente nos pneus, nos níveis de água e óleo e nas funções básicas do veículo, como faróis, setas, pedais, volante, entre outros. Não saia de casa sem garantir que você não está colocando seus filhos em risco!

2. Diálogo essencial

Se o seu filho já for um pouquinho mais velho, a ponto de ser possível explicar a viagem, o intuito dela, sua duração, entre outros detalhes, tenha este diálogo essencial com ele. A pergunta “já tá chegando?” obviamente vai surgir uma hora ou outra, mas se você disser a ele direitinho que vocês devem chegar ao destino às cinco horas da tarde, fica muito mais fácil de fazê-lo entender um “daqui a pouco”.

3. Refeição antes de pegar a estrada

Pense muito bem na última refeição antes da viagem, porque você não quer seu filho com enjoo ou algum outro mal-estar durante a viagem, né? O mais indicado é preparar um café da manhã ou almoço mais leve, como um sanduíche natural e um copo de suco. Evite refeições pesadas para preservá-lo.

4. Plano B (e plano C, plano D, plano E…)

Uma ou até mesmo duas trocas de roupa, remédios, garrafas com água, cobertor e travesseiro… Tente prever as possíveis reclamações do seu filho e previna-se levando itens que possam deixar a viagem dele mais confortável e com menos queixas. Em situações como esta, sair de casa prevenido evitará muitos episódios estressantes.

Brincadeiras para viajar de carros com crianças It Mãe

5. Diversão garantida

Como você pretende entreter os pequenos durante a viagem? Filmes, seriados, desenhos animados e jogos são as ideias mais fáceis, viáveis e acessíveis, porque basta um celular ou um tablet, por exemplo. 

Nas dias que antecedem a viagem, faça os downloads necessários ou providencie outras formas de entretenimento para os filhos pra ir variando as atividades. Dica: faça uma seleção de tudo o que ele está curtindo no momento – do livro ao brinquedinho. Isso ajuda  especialmente em viagens longas em que até a gente fica cansada – ainda mais se sabemos que vamos pegar trânsito. Imagine para uma criança! Vira uma eternidade.

6. Algumas paradas

Quando estiver traçando a rota da viagem, programe algumas paradinhas essenciais para idas ao banheiro, lanchinhos e também para esticar as pernas, porque ninguém é de ferro, sobretudo quando se é criança. 

Se o seu filho for mais velho, vale combinar mais ou menos os horários das paradas, assim ele não vai ficar cobrando tanto. Porém, esteja preparado para ser flexível, porque quando a bexiga está cheia não dá pra esperar um tempão só porque a próxima parada é daqui a 40 minutos, certo?

7. Estreitar laços

Providencie o material para distrair e entreter as crianças, mas também reserve um tempo para curtir em família. Pense em brincadeiras e jogos para interagir com eles, faça perguntas e ouça as respostas com atenção, conte histórias. Que tal preparar uma playlist com músicas que eles gostam para cantarem juntos?

Enfim, aproveite essas horas em família para viajar de carro e criar memórias!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)