Reforço que funciona
Meu filho havia passado para o segundo ano escolar e ainda não lia. Estava estudando em uma escola construtivista. Eu questionava a sua dificuldade e a escola me dizia que cada criança tinha o seu momento, que eu era uma mãe muito ansiosa e que deveria esperar. Mas em sala de aula ele estava sendo cobrado e se sentindo mal perante os amigos. Foi então que resolvi entrar com professora particular para ajudá-lo a entender o processo da alfabetização e seguir adiante. Coincidentemente nesta época uma amiga comentou sobre uma escola de reforço escolar chamada Kumon e fui conhecer.
O Kumon é uma escola japonesa, que nasceu do amor de um pai e da sua preocupação de que o filho tivesse uma vida plena e feliz. O professor de matemática Toru Kumon, desejava que seu filho Takeshi desenvolvesse ao máximo o seu potencial.
O método busca formar alunos autodidatas, ou seja, capazes de aprender por si só, adquirir concentração a enfrentar os desafios, descobrir o potencial e desenvolver habilidades. O aluno tem que resolver seus problemas sozinho contando com a sua própria capacidade. Ele assimila o conteúdo pela pratica diária dos exercícios, controlando o tempo e tem duas aulas semanais supervisão da coordenadora.
Meus meninos ainda não enxergam a importância dessas aulas. Por enquanto vêem como uma obrigação, mas o tempo ira mostrar as facilidades do treino. Estão nesse curso já há dois anos e hoje fazem as disciplinas de matemática e inglês. O método vem ajudando no raciocínio, disciplina, organização e responsabilidade, os meninos evoluíram bastante. Muitas lições da escola eles já fazem sozinhos.
Um beijo,
Adri Garcia