Os benefícios da mesada
A mesada é uma ferramenta que marca o início da educação financeira dos nossos pequenos. Com ela, eles começam a aprender a poupar, negociar, controlar o impulso de consumir e avaliar o que é caro e o que é barato.
Meus meninos se uniram e estão guardando o dinheiro para comprar no Natal uma fita de videogame Nas férias,negociaram o valor da pipa sozinhos com o vendedor eles compraram duas pipas e obtiveram desconto na linha e na rabiola.
O mais velho, André, nosso ilustrador dos textos da coluna, pediu para receber pelos desenhos. Prefiro dar o dinheiro pelo mérito dos desenhos, do que só pela mesada. Outro dia, precisei de uns trocados emprestados e eles fizeram marcação cerrada para a devolução! Já começaram a ver quanto custam às coisas. Nascompras de mercado, restaurante eles ficam mais atentos de quanto estamos gastando e fazem às vezes a conta do troco. Também surgiu o interesse de conhecer o local de trabalho do pai e seus ganhos.
Para chegar as esses resultados, que considero muito bons para um menino de 7 e outro de 9 anos, tenho usado algumas estratégias que que dividir com você:
1. Preferir dar semanada ou quinzenada para orientar e acompanhar os gastos
2. Iniciar a mesada quando souberem somar e subtrair
3. Não dar valores altos. Calcular uma quantia para que possam pagar pequenas despesas com ela
4. Levá-los nas compras do supermercado e mostrar os preços dos produtos. Para que comecem a entender o que e caro e o barato.
5. Ensinar a poupar. O bom e velho porquinho ajuda muito
6. Ajudar a refletir sobre a compra: “Será que você precisa mesmo gastar com isso?”
Com esses exercícios, espero deixá-los mais preparados para a entrada na adolescência, quando terão de administrar melhor os seus ganhos e gastos, as frustrações do limite de consumo e seus desejos até alcançarem a independência financeira. Bom aprendizado e rendimentos para todos!
Beijos, Adriana Garcia