O que seu filho faz na escola?

Na educação infantil, a curiosidade da criança é porta de entrada para ampliar seu conhecimento (foto: Carla Racy)
Muitas crianças iniciam sua vida escolar na educação infantil. Bem pequenas. E os pais logo notam como seu filho se desenvolve com a entrada na escola. Mas, antes do início das aulas, muitos se perguntam: “Afinal de contas, o que uma criança tão pequena faz na escola?”
Faz muita coisa. E o que ela desenvolve dentro do contexto escolar nessa fase, muito provavelmente será a base de todo o seu desenvolvimento ao longo da vida. Mesmo que as atividades propostas estejam no contexto da brincadeira, cada uma delas tem uma intenção e um foco pedagógico.
Montei um resumo para ajudar você a entender de fato o que seu filho aprende na escola. Se você está no momento de procurar o lugar onde seu pequeno vai estudar, pode aproveitar esse guia para avaliar as propostas das escolas que for visitar. Se já escolheu, pode saber mais o sobre o que ele está fazendo lá.
Conhecimento de si e do outro A escola contribui nos processos de socialização e de construção da identidade das crianças e dos cuidados essenciais necessários para seu desenvolvimento.
Línguagem Oral Ampliar a capacidade de comunicação oral das crianças pequenas é uma das funções da educação infantil. Participação em diálogos, rodas de conversa e atividades que envolvam relatos de fatos e experiências da vida delas, descrição de objetos e jogos verbais são algumas das situações que podem ser criadas em creches e pré-escolas.
Artes Visuais Na educação infantil, a criança desenvolve a imaginação criadora, a expressão e a sensibilidade.
Brincar O brincar é visto como uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças. No brincar, as crianças exploram, perguntam, e refletem sobre a sociedade na qual vivem, desenvolvendo-se psicológica e socialmente. O brincar funciona como um cenário baseado nas vivências das crianças. É pelas brincadeiras que elas podem expressar seu mundo interno, levantando hipóteses sobre seus sentimentos e os dos outros, sobre conceitos, atitudes e valores com os quais se defronta em sua vida.
Música Deve ser considerada uma área de conhecimento, estruturando-se por meio do fazer (interpretação,improvisação, composição), do perceber a música e da reflexão (conscientizando questões relativas à organização e criação musical).
Línguagem Escrita A aprendizagem da língua escrita começa antes dos 6 anos de idade. Nessa fase, a criança já começa a pensar sobre a escrita e seus usos a partir de informações provenientes de intercâmbios sociais, quando presenciam diferentes atos de escrita e leitura por parte de adultos ou crianças mais experientes.
Conhecimento do Mundo Crianças se interessam por temas como dinossauros, tubarões e castelos, que envolvem conhecimentos como sociologia, física, biologia e história.
Movimento A criança se expressa e se comunica por meio de gestos, mímicas faciais, e interage utilizando fortemente o apoio de seu corpo. Na educação infantil, o foco é permitir que a criança se expresse por meio do corpo, trabalhe diferentes posturas corporais exigidas no dia-a-dia e tenha um desenvolvimento psicomotor.
Matemática Caracteriza-se como uma atividade de resolução de problemas. Problemas são vistos como aquelas situações que mobilizam a criança para buscar respostas e soluções que propiciem a produção de novos conhecimentos.
Dentro deste contexto de tantas atividades, estas são as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças nesta fase da vida:
Física Apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, auto-conhecimento, auto-cuidado, uso do corpo na expressão de emoções, deslocamento com segurança.
Ética Construção de valores para nortear sua ação.
Afetiva Motivações, auto-estima, atitudes no convívio social, compreensão de si mesmo e dos outros.
Cognitiva Uso e apropriação de formas de representação e comunicação e resolução de problemas.
Inserção Social Percepção de si próprio como membro de um grupo, de uma comunidade, de uma sociedade, com possibilidade de participação e responsabilidades com a vida coletiva.
Relação Interpessoal Estabelecimento de um convívio social que envolva produzir, dividir e aprender com os outros.
Estética Produção artística e apreciação da produção artística de sua comunidade, do país, de diferentes culturas e diferentes tempos históricos.
Ufa! Não à toa seu filho chega tão cansado da escola. Principalmente porque ele faz tudo isso num ambiente de muita brincadeira, cuidado, segurança e carinho.
Boa sorte na escolha da escola!
Carla
Carla Racy Haddad Marques é diretora da Tiny People Bilingual School no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Formada em Comunicação Social pela ESPM e pós graduada em Teaching English to Speakers of Other Languages (TESOL) pela Univesity of California, San Diego (UCSD). Atua há cerca de 20 anos em educação e ensino de inglês para crianças e adolescentes. Atualmente, vive com seu marido e suas filhas Lara (7) e Liz (5) em Londres onde desenvolve novos projetos educacionais para a Tiny People. Também é membro do conselho da escola Middle Park Primary School, para o qual foi eleita Parent Governor para o quadriênio 2012/ 2016. É apaixonada por línguas e pelo universo bilíngue.