7 dicas para criar filhos educados


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
7 dicas para criar filhos educados It Mãe
7 dicas para criar filhos educados It Mãe

Todos os pais querem filhos educados, certo? Mas a educação não é uma coisa que surge do dia para a noite ou que é possível ensinar com gritos e punições. Na maior parte dos casos, diálogos honestos e diretos, sempre repetidos para reforçar a ideia, é claro, são mais do que suficientes para acostumar seus filhos, pouco a pouco, a serem educados.

E não precisa fazer nada de outro mundo para ensinar a eles o básico quando o assunto é educação dentro e fora de casa. Confira uma lista com 7 dicas para criar um filho educado e disciplinado:

1. Palavrinhas mágicas

Ensinar aos filhos a importância das palavrinhas mágicas (obrigado, por favor, desculpe e por aí vai) é essencial e, entra década, sai década, continua válido. Um cuidado que a tomar é ensinar aos pequenos o que significa e por que ele está dizendo o que está dizendo. Quando for fazer aquela famosa correção “e como é que se fala?”, reforce a intenção: “e como é que se fala pra agradecer?”, por exemplo.

2. Aprender a emprestar

Solidariedade e generosidade são características desenvolvidas desde os nossos primeiros anos de vida. Uma boa forma de passar essas características aos seus filhos é incentivá-los a emprestar seus brinquedos, que geralmente são os tesouros mais raros da infância. A criança que entende que é preciso dividir para que todos se divirtam está no caminho certo para se tornar um ser humano mais altruísta.

3. Pedir desculpas

“Desculpe” está incluso nas palavrinhas mágicas, mas esse conceito merece mais diálogo e entendimento por parte do seu filho. Isso porque desculpar-se também é entender e assumir que cometeu um erro – e então comprometer-se a não cometê-lo mais. Se você, pouco a pouco, ajudar seu filho a desenvolver esse senso crítico e empático, estará educando uma criança que se importará mais com o próximo.

4. Sem interrupções

Sempre que seu filho interromper alguém – o pai, a mãe ou mesmo um coleguinha da mesma idade – faça-o entender o quanto é falta de educação interromper alguém que está falando. Seguindo esse conselho, seus filhos crescerão respeitando mais os espaços das pessoas que os cercam.

Como criar filhos educados It Mãe

5. Respeitar os adultos

Quando um adulto fala, as crianças precisam ouvir com atenção e respeito. Essa ideia é central para que se crie filhos mais educados, porque dá lições de respeito e de humildade. Reforce bastante o respeito a pessoas mais velhas, como avôs e avós.

6. Responsabilidade com tempo

Ensinar, pouco a pouco, que seu filho precisa administrar seu próprio tempo é essencial para criar crianças mais independentes e responsáveis. É por meio de uma lição sobre ser responsável por seu próprio tempo que é possível ensinar, sem castigos e brigas, que o videogame ou a TV só serão ligados quando os filhos concluírem suas tarefas, com lições de casa ou alguma obrigação doméstica.

7. Ter respeito com as visitas

Como seu filho provavelmente tem trânsito livre na casa de vocês desde que começou a andar e a falar, é preciso ensinar a ele que não se pode ir até a casa de outra pessoa e abrir a geladeira ou entrar sem permissão nos quartos, por exemplo. 

Estas lições sobre respeitar o espaço do outro desenvolverão independência e autonomia a longo prazo nos filhos. Portanto, ensine-o a respeitar outras pessoas como gosta de ser respeitado e aí já será meio caminho andado!

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)