O brincar de cada fase
Dra. Daniela Piotto, pediatra do Fleury Medicina e Saúde
O melhor brinquedo é aquele que estimula a criança à ação, à imaginação e à aprendizagem, respeitando o desenvolvimento de cada momento. Afinal, tudo tem seu tempo, inclusive o brincar de cada fase.
A frase acompanha quase diariamente os papais e as mamães, uma vez que observam cada fase de descobertas de seu pequeno. No brincar também é assim, visto que cada nova etapa leva a criança por um prazeroso caminho de descobertas.
Portanto, ao brincar, a criança inicia o seu processo de autoconhecimento, entra em contato com a realidade externa e, a partir das relações vinculares, passa a interagir com o mundo. Além disso, o brinquedo torna-se instrumento de exploração e estímulo com o papel fundamental no desenvolvimento infantil em todos os aspectos: motor, cognitivo, linguagem e social.
Há cinco categorias para os brinquedos, de acordo com o estímulo que eles promovem:
- Simbolismo (faz de conta): bonecos, carrinhos, objetos de cozinha e outros.
- Arte: giz, livros de colorir, tinta, massinha.
- Linguagem: jogos de cartas, letras de brinquedo, jogos de tabuleiro.
- Coordenação motora fina: blocos, formas de encaixe, quebra-cabeça, trenzinhos.
- Coordenação motora grossa: carros, triciclos, brinquedos de puxar e empurrar, corda.
Os brinquedos devem ser adaptados à idade da criança: ao mesmo tempo em que ela deve ter a aptidão necessária para brincar com o objeto, ele, por sua vez, deve desafiá-la, incentivando novas habilidades. Os brinquedos mais simples são aqueles com maior potencial para estimular a imaginação e potencializar o desenvolvimento infantil. Nenhuma tela ou videogame substitui a sensação do toque, da descoberta das diferentes texturas, do jogo de empilhar, da sensação de encaixe do quebra-cabeça ou do jogo de bola com os amigos.
E o que comprar? A seguir, um guia adaptado para cada fase:
Período sensório motor (0 a 2 anos)
Nos primeiros meses de vida até os dois anos há um grande salto no desenvolvimento psicomotor, com a descoberta do próprio corpo e do ambiente, por isso, os estímulos sensoriais são fundamentais nesta faixa etária. É a fase do tocar, olhar, cheirar, experimentar, escutar, deslocar (se arrastando, engatinhando, andando), manipular, repetir, explorar, imitar.
De 0 a 4 meses
- Móbiles coloridos
- Móbile que se movimenta
- Móbiles sonoros
Dos 4 aos 8 meses
- Móbiles colocados ao alcance da mão da criança
- Mordedores, chocalhos
- Bichinhos de vinil
- Bola-bebê, de diferentes texturas
Dos 8 aos 12 meses
- Brinquedos de puxar e de empurrar
- Bichos de pelúcia
- Bonecas de pano
- Brinquedos que possam ser manipulados sem oferecer perigo e estimulem a criança a interagir
- Bichinhos flutuantes de borracha para a hora do banho
- Telefoninhos e objetos que produzam sons por meio de botões para apertar, girar ou empurrar
Dos 12 aos 18 meses
- Brinquedos pedagógicos (brinquedos de encaixe e com superfícies espelhadas; argolas; objetos para martelar, empilhar e desmontar)
- Brinquedos de montar que estimulam o tato e a coordenação motora
- Carrinhos de bebê para empurrar
Dos 18 aos 24 meses
- Brinquedos de empurrar e puxar e de montar e desmontar
- Carrinhos de madeira e de montar
- Blocos de construção
- Triciclo ou bicicleta sem pedal, que a criança movimente com os pés no chão
- Objetos com texturas, sons e cores variados
- Livros e álbuns de fotos com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos
- Escorregador, balanço
Período das operações concretas – o grande explorador (2 a 12 anos)
Dos 2 aos 4 anos
A partir dos 2 anos, a criança gosta de explorar, fazer de conta, imitando os adultos e sempre atentos aos sons ao redor. Gosta de estar com outras crianças, começa a dividir, afirmar-se, adora imaginar, fantasiar-se, desenhar, socializar, colaborar. Por isso, nesta faixa etária, brinquedos sonoros e aqueles que estimulam as brincadeiras mais imaginativas são os mais interessantes:
- Bonecas, panelinhas, brinquedos de casinha
- Instrumentos musicais
- Máscaras, chapéus, fantasias e capas
- Bichinhos de plástico e de pelúcia
- Quebra-cabeças
- Carros, caminhões e aviões
- Cabanas e casinhas
- Triciclo ou bicicletas
Dos 4 aos 6 anos
Neste momento, cada brinquedo faz parte do cotidiano. Então, aposte nas opções que instigam a memória, o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora:
- Fantasias
- Blocos de construção
- Material para pintura e desenho, massinha de modelar
- Jogos da velha, quebra-cabeças
- Jogo de histórias
Dos 6 aos 8 anos
Nessa faixa etária, as crianças gostam de brincar com outras pessoas. Portanto, neste momento, vale apostar em jogos de regras e brinquedos que ajudem a gastar energia e a movimentar o corpo, incentivando as brincadeiras ao ar livre e em grupos:
- Bicicleta, skate, patins, bolas e pipas
- Jogos de montar que sejam desafiantes
- Jogo de construção
- Jogos de ciência
- Quebra-cabeças
- Ferramentas de brinquedos
Dos 8 aos 12 anos
A partir desta idade, as crianças já têm capacidade para jogos que exigem raciocínio e estratégia, e começam também a desenvolver seus gostos e preferências:
- Blocos de montar avançados e jogos de construção
- Jogos de tabuleiros
- Kits de mágica
- Instrumentos musicais
- Jogos científicos
- Quebra-cabeças com maior número de peças
Por fim, é sempre importante verificar a faixa etária adequada do brinquedo para criança, selos de segurança e avaliar se o objeto não fornece risco ao seu filho. Assim, com essas orientações, todos ficarão confortáveis em participar do mundo mágico do brincar.