Como dirigir com segurança na gravidez
Como regra geral, recomenda-se que a grávida dirija somente até o oitavo mês (Foto: CrayonStock)
Tudo bem dirigir na gravidez? A resposta é depende. Nos primeiros meses, a barriga ainda não é um obstáculo entre você e o volante. Mas à medida que ela cresce, deslocar-se por aí na posição de motorista começa a ficar mais complicado. Claro que o seu bebê está superprotegido no útero, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados. Veja quais a seguir.
Até quando eu posso dirigir?
Via de regra, não é recomendado que a mulher dirija a partir do oitavo mês de gravidez, já que a barriga pode ter crescido o suficiente para estar muito próxima ao volante. Em alguns casos, isso pode ocorrer antes desse período, o que aumenta os riscos em caso de colisão. Então, melhor confirmar com o seu obstetra até quando você está “liberada” para dirigir.
E se eu passar mal?
No primeiro trimestre, é comum a gestante ter náusea e enjoos. Outro sintoma frequente nessa fase é a sonolência. Tonturas também podem ocorrer, tanto no começo quanto no final da gestação. Por isso, caso perceba que não está se sentindo muito bem ou apresenta esses sintomas com frequência, evite dirigir sozinha. Outra dica é deixar os contatos de familiares e obstetra em local de fácil acesso no carro – e se sentir qualquer mal estar, pare o carro e peça ajuda pelo telefone.
Que tipo de cinto de segurança devo usar?
Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a barriga, debaixo do braço ou da axila. Ela deve cruzar o meio do ombro, passar rente os seios e lateralmente ao abdômen.
Fonte: Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford