Pode fazer Botox na gestação?
Tudo o que Kim Kardashian posta ou fala vira polêmica. O babado da vez é que a “web celebrity” teria colocado toxina botulínica e feito preenchimento durante a gestação – tudo em nome das selfies perfeitas. Kim já negou. Disse que não fez e não faz nenhum procedimento estético grávida – ela está esperando o segundo filho, previsto para dezembro. Mas o assunto rendeu e a dúvida ficou: pode ou não aplicar toxina botulínica e ácido hialurônico durante a gravidez?
Para a dermatologista Carla Albuquerque, não há uma contra-indicação formal absoluta — não porque não faz mal, mas sim porque não se faz teste em grávidas e não se sabe ao certo o grau de segurança. “Além disso, embora a ação da toxina seja apenas local, sempre há um risco de injeção intravascular, ou seja, que pode cair na corrente sanguínea. No caso do preenchimento com ácido hialurônico, também sua ação é só local, mas temos que levar em consideração que as gestantes tendem a ficar inchadas, principalmente no último trimestre, o que pode alterar o parâmetro para injeções mais precisas do produto”, diz Carla.
O fato é: seja a Kim Kardashian ou uma simples mortal dá para esperar até o pós-parto e o fim da amamentação para continuar ou começar o tratamento com essas duas substâncias. Mesmo porque, no turbilhão de emoções e da nova rotina, acho difícil ser essa a prioridade. De qualquer forma, se cuidar é um direito legítimo de todas mães. Se quiser fazer algum procedimento, grávida ou não, vale conversar com o seu dermatologista. Não faltam boas opções de máscaras faciais, cremes antiage e tratamentos de beleza permitidos na gestação.
Um beijo!
Débora