Pés sem rachaduras depois das férias
Para mantê-los macios e bonitos por toda a temporada, aposte na hidratação (foto: Freeimages)
Na volta da praia, o corpo está leve e a alma renovada. Já os pés… socorro! Uma vez, durante uma consulta dermatológica, ouvi: “Menina, você andou descalça no asfalto quente?” Tenta imaginar o estrago nos meus calcanhares. Andei em pedras quentes, areia fina e grossa, grama… e esqueci por duas semanas qualquer tipo de calçado mais fechado. Tudo isso, o que os médicos chamam de agressão externa, são os responsáveis pela desidratação e rachaduras da pele na região. Ou seja, o mesmo que os pés clamando por uma visita ao salão ou ao podólogo.
O problema é que a pedicure não é a solução definitiva. “Toda vez que lixamos demais a planta dos pés, existe mais produção de células de queratina. É um efeito rebote, que mantém num ciclo vicioso as rachaduras e o ressecamento”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo. Tem gente até que passa lâmina de barbear na sola, um perigo! As rachaduras dos pés, vale ressaltar, podem ser porta de entrada para bactérias e fungos, por isso, merecem atenção.
A saída está na hidratação – mas não de qualquer tipo. Os pés precisam de substâncias que formam uma barreira na pele, retendo a água nas células e evitando o ressecamento. Entre os ativos mais comuns, estão a uréia, o PCA-Na e o ácido hialurônico. A especialista ensina uma receitinha que dá para fazer em casa, uma vez na semana: passe um creme de hidratação nos pés, enrole-os em filme plástico (de cozinha mesmo) e vista uma meia. Fique 20 minutinhos antes de dormir, depois remova o excesso de creme, faça uma massagem rápida e pronto!