Grávida e em forma
R. Depois que o médico constatar que você e o bebê estão bem, ele poderá liberar a prática de atividades física. Para a maioria dos médicos, a hidroginástica ainda é a mais recomendada. Mas os tempos estão mudando e você pode fazer caminhada, bicicleta, musculação, exercícios localizados, treinamento funcional, alongamento, pilates adaptado, etc. Aliás, é exatamente esse o trabalho do personal gestante: ajudar a grávida a montar um treino variado, controlando a intensidade, o tempo de exercício, o número de repetições, a quantidade de peso adequado (no caso da musculação), a frequência cardíaca e orientando sobre quais exercícios não sobrecarregam a coluna, o joelho, etc.
A cada trimestre, é preciso adequar os exercícios às mudanças corporais e à sensibilidade da futura mamãe. Por exemplo: nos primeiros seis meses de gravidez, existe uma maior possibilidade de a gestante ganhar peso com gordura. Por isso, nesse período o programa deve ter um direcionamento maior para as atividades aeróbicas, sempre respeitando o histórico de atividades físicas dela e controlando a intensidade e a duração. Já no terceiro trimestre, o peso na barriga pode desencadear dores nas costas. Então, é hora de caprichar nos exercícios posturais que dão alívio e até mesmo previnem essa dor. Outro exemplo? Também no terceiro trimestre, alguns exercícios para as pernas podem causar desconforto por causa do crescimento da barriga e alterações no quadril e seu professor precisa estar atento para ajudar você a substituí-los por outros.
Agora muito cuidado! Se você não estiver com um profissional especializado, os riscos do exercício durante a gravidez vão de lesão até alteração no equilíbrio circulatório. Esse último pode levar à redução do fluxo sanguíneo para o bebê, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutricional. Isso normalmente acontece quando a intensidade do exercício é maior do que a grávida pode suportar.
Você pode me perguntar: “Mas, Gizele, eu estava parada antes de engravidar. Posso fazer exercício agora?” Sim. Desde que sejam respeitados os seus limites. Não tente comparar um treino seu com o de uma grávida que sempre foi muito ativa, ok?
Quer controlar o peso? A caminhada vai ajudar, pois promoverá benefícios cardíacos usando mais o metabolismo aeróbico, que será ótimo para um maior gasto calórico. Ela também ajuda a manter seu coração mais saudável.
Quer suportar o peso da barriga numa boa? A musculação faz parte de um grupo de exercícios de fortalecimento, promove gasto calórico interessante e, principalmente, trabalha a musculatura para que a gestante suporte o peso extra que levará e mantenha a postura mais adequada, evitando dores devido a sobrecarga do peso.
Quer tudo isso e mais um pouco? Toda grávida quer! E merece. É por isso que indico um programa de gestante completo, envolvendo várias atividades e diferentes objetivos que variam de acordo com os trimestres e as mudanças corporais que ocorrerão. Sim, você (e o seu bebê) vai ter muito mais benefícios do que se escolher apenas uma atividade só. Sem falar que a mesmice vai passar longe. E isso ajuda a motivar naqueles dias de preguiça.
A partir de hoje estarei aqui, respondendo suas dúvidas sobre exercícios na gestação, no pós-parto e até mesmo antes de engravidar. Conte comigo como sua personal it mãe. E mande suas dúvidas para: contato@itmae.com.br
Um beijo,
Gizele Monteiro
Diretora do Método Mais Vida Gestantes
A PARTIR DESTA SEMANA, O IT MÃE TEM UMA NOVA COLUNISTA! A PERSONAL GESTANTE GIZELE MONTEIRO VAI RESPONDER SUAS DÚVIDAS SOBRE CONTROLE DE PESO NA GRAVIDEZ, PERDA DE PESO NO PÓS-PARTO, EXERCÍCIOS RECOMENDADOS PARA QUEM QUER ENGRAVIDAR E TUDO SOBRE BEM-ESTAR DAS MÃES MODERNAS. MANDE SUA PERGUNTA PARA CONTATO@ITMAE.COM.BR.APROVEITE!