6 erros que atrapalham a escova perfeita
Para uma escova perfeita, jamais seque o cabelo no banheiro! (Foto: CrayonStock)
Quando se tem apenas dez minutinhos para ajeitar o cabelo, o ritual deve ser prático e preciso. Caso contrário, existe o risco de gastar o seu tempo precioso e não conseguir chegar ao resultado que deseja. Será que está acontecendo isso com você na hora de fazer a escova? Na correria (sempre!), deixamos de lado alguns detalhes. Tereza Paiva, hairstylist do salão Studio W JK, em São Paulo, elenca seis erros bastante comuns. Veja se você pode estar cometendo algum deles.
1) Não usar o xampu certo
É no banho que o cuidado começa. Para ajudar a alisar os fios, vale investir em xampus que vão facilitar a escovação — procure no rótulo por liso duradouro ou ação antifrizz. Geralmente, eles contêm agentes hidratantes e silicones na fórmula, que já abaixam o volume e controlam o arrepiado.
2) Esquecer o protetor térmico
Nesse passo, o efeito estético não é imediato — se você não usar um cosmético que proteja o cabelo do calor, provavelmente a escova ficará boa. Mas, pense bem: ao usar o secador repetidamente, os fios vão ressecar, quebrar e… adivinha: a aparência da escova (ou até mesmo do cabelo ao natural) não vai ser aquela que a gente gosta. Vale produtos em creme, spray e óleo, só não se esqueça dele!
3) Secar o cabelo no banheiro
Você acabou do sair do chuveiro e, rapidinho, lá mesmo, seca o cabelo. Quando o banheiro está quente, com vapor (mesmo que pouco), fazer escova ali é remar contra a maré: você alisa, a umidade arrepia. Prefira sempre um ambiente mais arejado.
4) Começar a escova com o cabelo encharcado
A recomendação de Tereza é secar até 80% dos fios antes de partir para a escovação. Imagina o estrago que uma mecha molhada faz quando encosta em outra que você acabou de secar, já lisinha. Alguém disse frizz aí?
5) Direcionar o vento do secador para o lado errado
O sentido correto do ar que sai do secador é de cima para baixo, acompanhando o movimento da escova, justamente para ajudá-la a alisar o cabelo. No sentido oposto, de baixo para cima, além de dificultar o alisamento, as cutículas se abrem, o que dá mais volume e menos brilho.
6) Pular o jato frio
Tá lindo, tá incrível e tudo o que você quer é que a escova dure pelo menos uns dois dias. Um jato de ar frio para finalizar “memoriza” a nova forma dos fios, prolongando o efeito. Além disso, as cutículas se fecham e é isso que dá o brilho.