Cronograma gestacional: dicas de como se preparar para a chegada do bebê


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães

A gravidez é um momento único e extremamente especial que exige muito planejamento. Afinal, é um mundo totalmente novo que precisamos entrar de cabeça para entender melhor as nossas necessidade e, principalmente, a do bebê que está por vir.  Para isso, um cronograma gestacional pode ajudar muito você a se planejar a cada trimestre. Além de evitar imprevistos e até surpresas desagradáveis nesta nova fase da sua vida. 

Delen Fochi, consultora materna e especialista no preparo de gestantes, pais e babás da Multi Baby Planner, preparou dicas e orientações sobre como montar esse cronograma gestacional bem detalhado a cada trimestre para que você não se esqueça de nada. 

Para começar, a profissional explicou sobre a importância do cronograma gestacional. “A gravidez acaba sendo uma fase de muita ansiedade e descobertas. A mulher passa por transformações, físicas e emocionais. Para que você consiga passar por esse momento sem muito stress, o ideal é montar uma planejamento para se organizar e se preparar”. 

E continuou: “Existe uma ferramenta hoje que é conhecida como cronograma gestacional, que mostra a evolução da gravidez, semana a semana, com todas as funções, atividades e diretrizes que as mãe precisam fazer. Tudo isso bem explicado”. 

Delen contou que esse cronograma gestacional pode ser feito com um diário. “O que fazer enquanto se espera, é montar um diário da gestante, com todas as informações que acontecem nesse período, como o batimento do coração, o primeiro chute, quando você descobriu que estava grávida. Pode ser em um caderno ou até virtualmente por meio de um blog”. 

Confira agora o cronograma gestacional detalhado por trimestre, feito pela Delen Fochi, com todas as dicas para facilitar sua gestação e tornar esse momento mais tranquilo e ainda mais especial: 

CRONOGRAMA GESTACIONAL: PRIMEIRO TRIMESTRE (ATÉ 13 SEMANAS) 

Cronograma gestacional - Primeiro Trimestre - It Mãe

Nesse momento, a mãe pode aproveitar para curtir a gravidez, sem muita ansiedade de comprar efetivamente algo. Uma vez que neste começo podem acontecer alguns riscos associados a abortos espontâneos. Então, compre após essa época para ter certeza que todos os perigos já passaram. Como a ansiedade toma conta, você pode navegar online e montar listas de desejos, por exemplo.  

Após a descoberta, você precisará fazer alguns exames para acompanhar a gestação. A partir de 8 semanas, você já pode fazer também o exame de sexagem fetal para descobrir o sexo do bebê e até já começar a planear um chá revelação. 

Podemos começar também a fotografar a evolução da barriga semanalmente, não só fazer um ensaio, mas realmente você, em casa, fazer essas fotos caseiras da sua barriga.

Uma dica bem interessante é você organizar em uma pasta os exames gestacionais durante toda a gravidez e ir separando por trimestre. Uma vez que você vai precisar mostrá-los no dia do parto. Isso facilita e deixa tudo em seu devido lugar. 

Outro ponto significativo nesse período é o ultrassom morfológico, que é feito entre as 11 e 14 semanas. Esse é um exame mais completo que verifica malformações, por exemplo. 

CRONOGRAMA GESTACIONAL: SEGUNDO TRIMESTRE (DE 14 A 27 SEMANAS) 

Cronograma gestacional - Segundo Trimestre - It Mãe

Esta é a fase considerada mais agradável e confortável. Afinal, a grávida vai tem disposição para fazer as compras do enxoval e até uma viagem. Se a mãe preferir por fazer essas compras fora do Brasil, o ideal é fazer entre 4 e 5 meses.  

Aliás, você precisará ir atrás de móveis, carrinho, bebê-conforto, cadeira de alimentação, itens considerados essenciais para o conforto no primeiro ano de vida da criança. Depois, vem a parte das roupinhas. Então, é melhor fazer uma boa pesquisa antes de comprar tudo isso. 

A recomendação é que isso seja analisado bem no começo, por causa de encomendas, prazo de entrega, montagem, toda a limpeza e organização desses itens para a preparação da chegada do bebê. O ideal é que você já tenha feito isso antes do começo do terceiro trimestre. 

O importante é você analisar a rotina e estilo de vida da sua família para encontrar o que é melhor para vocês. Outra dica é testar tamanhos como da porta e até porta malas do carro, por exemplo. 

Neste trimestre, se o casal desejar fazer a babymoon – para manter e fortalecer a conexão -, é o momento para se organizar, já que é uma fase que a gestante estará mais disposta e ainda não precisará de autorização médica.  

Além disso, a mãe pode agendar as visitas para conhecer as maternidades, além de alinhar as suas expectativa com a do obstetra. Outro ponto é fazer o trajeto da sua casa até a maternidade e buscar rotas alternativas para evitar qualquer situação inesperada no dia do parto.

Nesse momento, você também vai fazer o segundo ultrassom morfológico e descobrir com certeza absoluta o sexo do bebê. Agora, então, a mãe pode comprar partes do enxoval personalizadas e pensadas especialmente no bebê.

CRONOGRAMA GESTACIONAL: TERCEIRO TRIMESTRE (DE 28 ATÉ 40/42 SEMANAS)

Cronograma gestacional - Terceiro Trimestre - It Mãe

Nesta fase, a ansiedade e o coração estão a mil! A barriga da mulher fica muito mais evidente e, com ela, o cansaço, a dificuldade para dormir. Tudo isso é natural, pois é a reta final. Nesse momento, o quarto já deve estar montado, as roupinhas do bebê todas lavadas e a ideia é começar a organizar tudo e colocar as coisas no lugar. 

Uma dica é lavar as roupinhas na máquina mesmo, desde que você faça um ciclo de higienização antes com água sanitária ou vinagre. Você também pode usar saquinhos protetores para evitar estragar as roupinhas. 

Outro ponto importante é não usar amaciante por causa do cheiro, já que o nariz e a pele do bebê são muito sensíveis. Então, use sabão neutro indicado para isso.

Além disso, a mãe também pode fazer uma faxina geral no quarto do bebê e guardar tudo em seu devido lugar. E, claro, com bastante calma para ajudar a amenizar a ansiedade. 

A partir das 32 semanas, o mais indicado é deixar a sua mala, a do bebê e também a do acompanhante arrumadas e preparadas para qualquer emergência. Nesse final, o bebê conforto ou a cadeirinha reversível precisa estar instalada no carro para já estar pronta na hora da saída da maternidade. 

Nessa etapa, a mãe deve pausar atividades como dirigir, por exemplo, para evitar qualquer situação inesperada, já que o reflexo fica afetado e a barriga muito evidente. É um cuidado e uma recomendação a mais.

Ao entrar nas 36 semanas, você pode fazer um compra no completa no supermercado e montar um estoque de itens não perecíveis. O ideal é preparar uma comida a mais para montar marmitas para consumir durante o aleitamento e ter energia para cuidar de você e do bebê também, é claro. Esse planejamento é essencial! 

Pensar na rede de apoio também é importante, já que são as pessoas que vão te dar apoio em tudo o que você precisar, seja para as tarefas domésticas até para o cuidado com o bebê. 

Outra questão é a escolha do pediatra. O ideal é fazer uma consulta de pré-natal com esse profissional para ver se esse médico atende tudo o que você precisa e se tem o mesmo estilo que você. Geralmente, os planos de saúde cobrem essa primeira consulta.  

Por fim, se você tiver um filho mais velho e até um animal de estimação, você precisa pensar em quem vai cuidar deles na hora que você estiver no hospital. 

SERVIÇO PARA IT MÃES:

Para conferir mais dicas de como montar esse cronograma gestacional com a Delen, é só acessar o site da  Multi Baby Planner ou entrar em contato através do celular e WhatsApp (11) 9 9870-1796.   

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)