5 tratamentos de beleza para evitar na gravidez
Grávida? Fique atenta aos tratamentos estéticos que devem esperar (foto:123TRF)
Você sabia que existem produtos e procedimentos estéticos que devem ser evitados durante a gravidez e a amamentação? Isso porque alguns deles podem prejudicar a formação do feto e outros ainda não possuem evidencias científicas suficientes que provem sua segurança durante o período gestacional e na amamentação.
Na dúvida, o melhor é incluir no check-up pré-gravidez uma visita ao dermatologista, para saber o que está proibido. Abaixo cito alguns deles:
1- Fique longe dos retinóides!
Pensando em engravidar? Melhor ler a formulação de seu creme antirrugas e verificar se ele possui retinoides (ácido retinoico, retinol, retinaldeído). A substância deve ser abolida por gestantes e lactantes, uma vez que estudos já o associam à má formação fetal. Para manter a pele livre de ruguinhas e linhas de expressão, produtos à base devitamina C, vitamina E, DMAE, e ácido glicólico, podem ser utilizados durante o período.
2- Melasma: hora de evitar, mas não tratar
Redobre o cuidado com a proteção solar durante a gravidez para evitar o melasma (hiperpigmentação da pele causada pela exposição ao sol associada à mudança hormonal ocorrida durante a gravidez). Mas caso essas manchas surjam na pele, o tratamento deverá esperar até o término da amamentação, ok? A partir daí, peelings, lasers, cremes antioxidantes e clareadores, com ativos como hidroquinona, ácido kójico e ácido azelaico, poderão ser empregados sem problemas.
3- Verrugas? Trate depois
Quando há indicação, algumas marcas na pele da futura mamãe devem ser removidas antes da gravidez. Esse é o caso de verrugas em regiões, como pescoço, abaixo dos seios e próxima aos olhos, que podem aumentar em número e tamanho durante a gestação. Além disso, caso a opção para a retirada seja a cirurgia, o procedimento, apesar de simples, pode envolver riscos com anestesia, sangramento e infecções. Tudo o que a futura mamãe não quer.
4- Dê um tempo nos preenchimentos
Rugas e linhas de expressão terão que esperar. Preenchimentos com toxina botulínica e ácido hialurônico são contraindicados durante a gestação, por não existir ainda estudos sobre os possíveis efeitos colaterais em grávidas. Então, caso esteja planejando realizar um procedimento destes, o ideal é fazê-lo antes de engravidar ou após o período de amamentação.
5- Celulite, flacidez e gordura localizada podem esperar
Tratamentos que utilizam radiofrequência também são desaconselhados na gravidez. Isso porque as ondas de rádios emitidas pelo aparelho podem interferir na formação fetal.
OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES