Workshop para ajudar o bebê a dormir bem e sem stress
Um dos maiores desafios de cuidar de um bebê muito pequeno é manter a sua rotina de sono constante. Por exemplo, há mamães que só conseguem botar os pequenos para dormir com a amamentação, ou as que têm de esperar que eles fiquem simplesmente exaustos até que, enfim, peguem no sono. Pensando nisso, a consultora de sono infantil Lorena Furtado, da BebêZen, criou um workshop que ajuda na construção de uma rotina de sono bem planejada e funcional.
O curso, que contém videoaulas gravadas e divididas em sete fases, mostrará a você como atender às necessidades do seu bebê – além de melhorar as suas sonecas e aceitação ao berço, diminuir os despertares noturnos e conquistar a tão sonhada noite inteira de sono. Há três opções de workshop: para crianças de 0 a 5 meses de idade, para as de 6 a 11 meses e para as de 1 a 3 anos de idade.
Antes de começar a aplicar a metodologia, Lorena testou a sua eficácia em sua própria casa, com os filhos Francisco e Frederico, enquanto ambos eram recém-nascidos. Hoje, a BebêZen já auxiliou mais de três mil famílias em quinze países diferentes.
Os três pilares do método são: o ambiente do sono, organização da rotina e os hábitos de sono (ou, associações do sono).
1. Ambiente:
O ambiente do sono deve ser o mais escuro possível. Pode ser o breu total, sem nem mesmo luzinhas de aparelhos eletrônicos, pois isso ajuda na liberação do hormônio da melatonina – que é o principal indutor do sono noturno. As crianças também não devem ser expostas às telas azuis depois das 17h, já que a melatonina começa a ser produzida em torno desse horário do dia. Outra boa técnica é que você não entre no quarto escuro junto com o bebê, para ajudar na percepção dele de que chegou o momento de dormir. Ele pode chorar, é claro, mas isso dependerá de que você o deixe mais relaxado através de atividades tranquilas, feitas antes de levá-lo ao quarto para dormir;
2. Organização da rotina:
A organização da rotina consiste no respeito a três das necessidades básicas do bebê: sono, alimento e atividade. Ou seja, rotina não deve ser levada como um regime fixo, com regras incontestáveis, mas sim como algo flexível e que te ajude a lidar com a mudança nas demandas diárias. As crianças podem acordar em horários diferentes, e isso é normal, até porque cada idade apresenta um ritmo biológico próprio. Outro erro comum de alguns pais é perceber os sinais de sono do pequeno e não deixá-lo dormir, por preferirem antecipar ou atrasar o seu sono. Se o bebê estiver brincando ou se divertindo, não é recomendado tirá-lo dessa atividade para que ele durma em seguida. Isso o deixará nervoso e ele irá lutar muito para dormir. Ou, ainda, se você acordar a criança e ela estiver claramente cansada, o melhor é que a deixe dormir por mais tempo;
3. Hábitos de sono:
A manutenção de hábitos de sono do bebê é o pilar mais importante. Esses hábitos são aqueles dos quais o pequeno precisa para pegar no sono – como o uso da chupeta, dar colo, adotar a cama compartilhada, tocar música ou ninar o bebê. Se você não pratica nenhuma dessas medidas, pode incorporá-las em sua rotina. Ou, se a criança ficar irritada com uma delas, logicamente não deverão ser aplicadas. O ponto é que, uma vez que uma associação ao sono é criada na cabeça do bebê, este terá a necessidade de que elas sejam cumpridas.
A metodologia da BebêZen inclui mudanças gradativas e que evitem o seu desgaste. A criança que tem autonomia para dormir também tem mais chances de passar de um ciclo do sono para o outro. Seguindo os passos do método, você poderá notar a diferença na melhora do sono do seu filho logo no primeiro ou segundo dia de aplicação. Além disso, você conseguirá assistir às aulas quantas vezes quiser, durante seis meses, e terá acesso a um plantão de dúvidas (respondidas individualmente, por e-mail, ou em vídeos semanais compartilhados). O valor do workshop é de 397 reais (à vista) ou em 12 vezes de R$ 38,68.
*Publieditorial
SERVIÇO PARA IT MÃES
Lorena Furtado é fundadora da BebêZen (@bebezen_) e cofundadora do Instituto do Sono Infantil (@institutodosonoinfantil), por meio do qual ministra o curso de formação de consultoras do sono infantil. Ela também é colunista do Programa Saber Viver, do SBT, onde semanalmente apresenta um quadro com dicas e orientações do sono infantil. Acesse o nosso Guia para saber mais sobre a consultoria!