Vacina contra a gripe: imunização 2020 será antecipada

Se prepare para levar seu filho para tomar a vacina contra a gripe ou você mesma ser imunizada, se estiver grávida, mais cedo. A campanha de imunização que costuma começar na primeira quinzena de abril, será antecipada para início em 23 de março.
Qual o motivo de começar mais cedo a vacinação?
O novo coronavírus. Mas não se confunda. A decisão de antecipar a vacina contra o vírus que transmite a gripe, também conhecida como Influenza, não tem relação com prevenção contra o coronavírus – ainda não foi desenvolvida uma vacina para proteger as pessoas contra o coronavírus e não se sabe se a vacina contra Influenza pode ter algum efeito favorável no que diz respeito a imunizar a população.
Então, porque antecipar a vacinação contra Influenza? Para agilizar o diagnóstico de coronavírus. Segundo nota do Ministério da Saúde:
“As 75 milhões de doses começarão a ser aplicadas a partir de março. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus.”
Isso porque alguns dos sintomas da gripe são os mesmos que os do coronavírus.
Sintomas da gripe
Fazem parte da lista dos mais comuns: febre alta (acima de 38 graus), dores musculares, tosse, dor de garganta, calafrios, indisposição geral.
Sintomas do coronavírus
Os mais comuns, segundo a Organização Mundial da Saúde, são tosse seca, febre e cansaço. É possível também sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia (esses sintomas costumam ser leves).
O Ministério da Saúde também disse que vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno.
Quem é prioridade na vacinação contra gripe
Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, – esses grupos são, historicamente mais vulneráveis à doença.