Segurança e saúde das crianças nas férias. Dicas ótimas!
Um check list básico no começo das férias para evitar alguns problemas que preocupam a gente quando as crianças ficam muito tempo em casa: acidentes domésticos, doenças respiratórias e excesso de guloseimas
Dra. Vanessa Radonsky, pediatra do Fleury Medicina e Saúde
O ideal é manter produtos de limpeza longe do alcance das crianças e em suas embalagens originais para evitar que a criança confunda com algo comestível (foto: 123TRF)
Diferentemente das férias de verão, quando as crianças brincam por mais tempo ao ar livre, nas de inverno costumam ficar mais tempo dentro de casa. E, mesmo em casa, há riscos de doenças e acidentes que exigem atenção e cuidado dos pais.
Leia também:
COMO TRANSPORTAR SEU FILHO COM SEGURANÇA
10 CUIDADOS PARA SEU FILHO FICAR SEGURO NA ÁGUA
COMO EVITAR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NESTE INVERNO
Medida de segurança e saúde 1:
Acidentes domésticos? Atenção redobrada
Os acidentes domésticos mais frequentes são queda, intoxicação e queimaduras. Por isso, é preciso ter atenção redobrada. Recomendo tomar cuidados como:
- manter caixas, vidros ou cartelas de medicamentos em armários e prateleiras fora do alcance das crianças;
- não utilizar embalagens de refrigerantes, sucos ou doces para armazenar produtos químicos ou de limpeza – o ideal é manter esses produtos longe do alcance das crianças e em suas embalagens originais para evitar que a criança confunda com algo comestível.
- colocar travas em gavetas que contenham facas e outros utensílios perigosos
- manter travas de segurança nas gavetas e protetores nas tomadas
- ficar atenta quando tiver algo no fogão
Medida de segurança e saúde 2:
Longe das doenças respiratórias
Além disso, o clima mais frio e seco aumenta a incidência de doenças respiratórias, como asma, rinite, sinusite, gripe e resfriado. Baixa umidade associada ao ar gelado e ambientes fechados com ventilação reduzida favorecem o aparecimento de ácaros e a transmissão de vírus – que podem permanecer no ar por até 24 horas.
Os problemas respiratórios podem ser evitados com medidas simples, como evitar exposição à poeira e fumaça; evitar contato direto com pessoas doentes; manter a casa sempre limpa e arejada, com circulação de ar; e, por fim, deixar objetos como cobertores e roupas de frio expostos ao sol, pois eles costumam ficar guardados ao longo do ano, facilitando o acúmulo de ácaros. O uso de aquecedores de ambiente também costumam ressecar o ar e piorar ainda mais os sintomas. Dessa forma, sempre que utilizar um aquecedor, o umidificador não deve ser esquecido.
Medida de segurança e saúde 3:
Guloseimas sob controle
Outro desafio das férias de inverno é conseguir manter as crianças longe das guloseimas. O ideal é seguir a rotina das principais refeições, incluindo frutas, verduras, legumes, grelhados, assados e refogados. Os dias de frio podem ser ótimos para a preparação de sopas e cremes, além de frutas assadas, que são alternativas saudáveis e nutritivas.
Medida de segurança e saúde 4:
É importante (e saudável) brincar lá fora
Apesar do Inverno, as crianças precisam praticar atividades no ambiente externo. Atividade física é importante o ano todo. Por que não vestir uma roupa mais quente e brincar ao ar livre? Levar os pequenos para andar de bicicleta no parque, por exemplo, pode ser uma boa pedida. Ah, e não esqueça de manter o corpo sempre hidratado!
Boas férias!
OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES