Novo teste que detecta zika vírus fica pronto em 20 minutos


Natália Folloni
por: Natália Folloni
Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher tem o direito de ser imperfeita sem deixar de ser uma boa mãe.

Imagem Grávida zika

Dentre os grupos considerados prioritários para fazer o teste, estão as gestantes (foto: 123RF)

A Secretaria de Saúde da Bahia desenvolveu recentemente, em parceria com uma empresa sul-coreana, o primeiro teste sorológico rápido nacional para a detecção do vírus zika. A melhor parte do novo teste é que o resultado sai em apenas 20 minutos (o anterior costumava levar semanas). Os grupos considerados prioritários para detecção de zika (doença associada à microcefalia em recém-nascidos) são gestantes, bebês filhos de mães diagnosticadas com o vírus e recém-nascidos com malformação congênita por infecção do zika. Mas quem está pensando em engravidar também vai se beneficiar do exame, claro.

O novo dispositivo de detecção desenvolvido funciona assim: ele tem duas fitas portáteis (cassetes), que usam uma amostra do soro (componente do sangue) do paciente. Enquanto uma das fitas reage com a Imunoglobulina M, identificando infecções de até duas semanas, o segundo cassete reage à Imunoglobulina G, identificando infecções anteriores à duas semanas. Assim, nesse exame, os anticorpos contra o vírus são detectados em qualquer fase da doença. Com a autorização concedida pela Anvisa, o fabricante (BahiaFarma) aguarda o pedido do Ministério da Saúde para iniciar a fabricação e distribuição a toda a população. Vamos torcer!

Outra boa notícia para as tentantes: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de regulamentar que as operadoras de planos de saúde devem fazer cobertura obrigatória dos exames já disponíveis contra o zika vírus. São os seguintes: o teste PCR (Polymerase Chain Reaction), que detecta a presença do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IGM, responsável pela identificação de anticorpos na corrente sanguínea; e o IGG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida. Como a ANS deu um prazo de 30 dias para que os planos de saúde ofereçam o procedimento (contando a partir da publicação da norma no Diário Oficial da União), a norma passa a valer a partir de 6 de julho próximo.

Fonte: Agência Brasil 

  • Natália Folloni

    Nossa repórter adora crianças e acredita que uma mulher tem o direito de ser imperfeita sem deixar de ser uma boa mãe.

Data da postagem: 8 de junho de 2016

Tags: , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)