Como fazer seu filho beber mais água


Priscila Maximino
por: Priscila Maximino

criança_beber_agua

Acostume-se: muitas vezes, você terá de lembrar a criança de beber água (Foto: Freeimages)

A água é, sem dúvida, o principal componente de nutrição do nosso corpo. Ela está envolvida em diferentes funções que regulam o organismo, como a temperatura, o volume de sangue e o trânsito intestinal e urinário – tudo isso sem precisar de nenhum grama de açúcar ou caloria. Por isso, pergunto: você costuma checar a quantidade de água que o seu filho bebe por dia? O ideal seria de 900 ml a 1,2 litros, incluindo também a água presente no suco e no leite. E é claro que essa quantia vai aumentando gradativamente com a idade. Mas nem sempre é fácil, especialmente à medida que a criança cresce e se torna mais independente. Por isso, resumi algumas dicas a seguir para ajudá-la no desafio!

Deixe a água sempre “à mão”

Da mesma forma que recomendo deixar frutas à vista (de preferência já higienizadas), é preciso favorecer o consumo de água em casa. Então, se o seu filho já consegue pegar um copo sozinho, mantenha uma garrafa ou moringa no quarto e/ou na sala (ou seja, nos locais onde ele costuma passar mais tempo). Outra dica é comprar garrafinhas e copos de transição dos personagens que ele gosta!

É preciso lembrá-lo!

Não tem jeito, é possível que boa parte do tempo você (ou quem mais cuida dele) vai ter de servi-lo e lembrá-lo de tomar! Pois quando ele estiver entretido com alguma brincadeira, dificilmente vai perceber que está com sede. Afinal, pode esquecer até de fazer xixi, não é mesmo?

Ofereça água com gelo

Muitas mães ficam preocupadas com a garganta e tal… Mas se estiver tudo bem com ele, por que não? Para incrementar a “brincadeira”, congele rodelas de limão e laranja nas pedrinhas de gelo. Seu filho vai adorar!

Mande água junto com o lanche

Para habituar seu filho desde cedo a sair com uma garrafinha de água, incentive-o a levá-la também para a escola. É importante ficar atenta, entretanto, à higiene de bicos e tampas, que devem ser limpos diariamente: deixe-os de molho em um litro de água com uma colher de sopa de hipoclorito (água sanitária) por vinte minutos, depois, enxague em água corrente e esfregue com uma escovinha.

Evite oferecer bebidas industrializadas

Nada melhor do água para matar a sede e simplesmente não há nada que possa substitui-la. No entanto, se a criança tiver a oportunidade de escolher entre uma bebida colorida e doce e um copo de água, a primeira com certeza chama mais a atenção.

Dê o exemplo

OK, isso você já sabe. Mas não custa lembrar. Isso não significa que você tem de forçar seu filho a tomar água. Em vez disso, como falei, dê autonomia para que ele crie o hábito sozinho. E só de falar de água já dá uma sede, não é mesmo?

  • Priscila Maximino

    Especialista em nutrição infantil, a nutricionista é mestre pela Universidade Federal de São Paulo, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi) do Hospital Infantil Sabará e autora do livro Guia Descomplicado da Alimentação Infantil, além de mãe de Davi e Ester

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)