9 atitudes que previnem a obesidade infantil

Dificuldades alimentares são típicas de crianças magrinhas e desnutridas, certo? Errado. Crianças que estão acima do peso também apresentam este tipo de problema. Afinal, comer muito não significa comer bem. Pelo contrário. É bastante comum encontrar crianças seletivas entre os gordinhos. O problema é que a seleção delas acaba sendo por alimentos muito calóricos e pouco nutritivos. Para escapar dessa cilada e evitar a obesidade infantil (que cresce no Brasil), a nutricionista Jociane Catafesta, preparou uma lista com nove dicas práticas para implantar no dia-a-dia das crianças:
1.Sirva um bom café da manhã Essa refeição supre o organismo com energia e colabora com o bom desempenho nas atividades matinais. “As crianças que capricham no desjejum têm o apetite mais controlado no restante do dia”, explica a nutricionista.
2.Não pular os lanches Os pequenos que têm tendência a engordar, jamais deveriam deixar de fazer um bom lanche. Atenção aos pais que, ao verem o filho gordinho, cortam essa refeição! Sem o lanche, a criança passa a beliscar e chega ao almoço e jantar com uma fome de leão.
3. Incentive a mastigação “Estudos comprovam que crianças acima do peso tendem a engolir todas as comidas rapidamente”, diz Jociane. Ensine seu filho a descansar o garfo antes de levá-lo novamente a boca.
4. Cuide para que a refeições sejam tranquilas Ambientes agitados, com televisão ligada, por exemplo, propiciam uma ingestão maior de alimentos. Então se preocupe em manter um ambiente tranquilo e sem distrações para o momento da refeição.
5. Não faça trocas Com a melhor das intenções, caímos na besteira de oferecer guloseimas como prêmio, para que a criança raspe o prato de vegetais ou coma a fruta. “Isso contribui para que, inconscientemente, os pequenos associe o prazer apenas a sobremesa”, alerta a nutricionista.
6. Não proíba alimentos Vetar algum alimento só faz despertar a curiosidade e a tendência ao exagero. Pais que falam que doce faz mal, pode acabar criando um filho que adora açúcar mais que tudo na vida.
7. Deixe frutas e verduras ao alcance das mãos deles A criança só vai comer frutas e verduras se tem costume de ver estes alimentos. “Para facilitar o consumo, deixe uma fruteira na altura da criança e, à mesa deixe os vegetais próximos a ela”, orienta Jociane.
8. Aposte no “Coma o que eu como” O modelo “Coma o que eu mando” não funciona. Pais que consomem alimentos saudáveis junto com as crianças tem muito mais sucesso na educação alimentar dos filhos.
9. Ensine a matar a sede com água Estimule seu filho a beber água várias vezes ao dia. Nada de bebidas açucaradas e evite adoçar o suco de fruta.