4 dicas para cuidar da pele do seu bebê no inverno
A pele é o maior órgão do corpo humano, você sabia? E a principal função dela é ser uma barreira contra infecções, já protege o organismo da entrada de vírus e bactérias que possam fazer mal à saúde. Além de ser mais fina, a pele dos bebês tende a ser mais frágil do que a dos adultos – até porque o sistema imunológico deles ainda está se desenvolvendo. Os cuidados devem ser ainda maiores no inverno, quando o tempo fica mais seco, aumentando as chances de ressecamento por causa das variações de umidade e temperatura. Confira algumas dicas da dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo (SP), Ana Célia Xavier, para cuidar da pele do seu baby nessa época do ano.
1) O banho do bebê deve ser morno e curto
Para minimizar os efeitos de ressecamento, o banho deve ser morno, curto e, de preferência, feito nos horários mais quentes do dia. Assim você não precisa aumentar tanto a temperatura da água – o ideal, aliás, é que ela varie entre 37,5˚C e 37,8˚C. Para não errar, teste-a com o dorso da mão ou um termômetro antes de colocar o bebê no banho. Como a água se resfria rapidamente no frio, o banho deve durar de 5 a 10 minutos.
2) Prefira sabonete líquido
Para a pele dos pequenos,que é mais sensível, vale a pena usar sabonetes líquidos (e específicos para crianças, de preferência). Mas não precisa exagerar na quantidade, tanto do sabonete quanto dos banhos, ok? Se for o segundo banho do dia, por exemplo, aplique-o somente na área genital, axilas, pescoço e couro cabeludo.
3) Use hidratante após o banho
Após o banho, a pele deve ser hidratada com produtos hipoalergênicos. O creme ajuda a conservar na pele a umidade do banho. Uma sugestão é a loção hidratante Baby Dove, da linha Hidratação Enriquecida, que hidrata profundamente por 24 horas. Se o seu filho tem a pele seca, que geralmente é de origem genética ou um sintoma de certas alergias, converse com o pediatra. Ele pode indicar o acompanhamento de um dermatologista pediátrico, se for o caso.
4) Compre roupinhas de algodão
Na hora de vestir o bebê, escolha roupinhas com tecidos naturais, como algodão e malha. Ao contrário dos tecidos sintéticos, eles favorecem a transpiração da pele, o que diminui os riscos de alergias comuns no frio por causa das inúmeras camadas de roupa. #ConfieNoSeuJeito