4 dicas para cuidar da pele do seu bebê no inverno


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe
*Publieditorial
bebê_toalha_banho
Use hidratante no bebê após o banho para conservar a umidade na pele (Foto: 123RF)

 

A pele é o maior órgão do corpo humano, você sabia? E a principal função dela é ser uma barreira contra infecções, já protege o organismo da entrada de vírus e bactérias que possam fazer mal à saúde. Além de ser mais fina, a pele dos bebês tende a ser mais frágil do que a dos adultos – até porque o sistema imunológico deles ainda está se desenvolvendo. Os cuidados devem ser ainda maiores no inverno, quando o tempo fica mais seco, aumentando as chances de ressecamento por causa das variações de umidade e temperatura. Confira algumas dicas da dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo (SP), Ana Célia Xavier, para cuidar da pele do seu baby nessa época do ano.

1) O banho do bebê deve ser morno e curto

Para minimizar os efeitos de ressecamento, o banho deve ser morno, curto e, de preferência, feito nos horários mais quentes do dia. Assim você não precisa aumentar tanto a temperatura da água – o ideal, aliás, é que ela varie entre 37,5˚C e 37,8˚C. Para não errar, teste-a com o dorso da mão ou um termômetro antes de colocar o bebê no banho. Como a água se resfria rapidamente no frio, o banho deve durar de 5 a 10 minutos.

2) Prefira sabonete líquido

Para a pele dos pequenos,que é mais sensível, vale a pena usar sabonetes líquidos (e específicos para crianças, de preferência). Mas não precisa exagerar na quantidade, tanto do sabonete quanto dos banhos, ok? Se for o segundo banho do dia, por exemplo, aplique-o somente na área genital, axilas, pescoço e couro cabeludo.

3) Use hidratante após o banho

Após o banho, a pele deve ser hidratada com produtos hipoalergênicos. O creme ajuda a conservar na pele a umidade do banho. Uma sugestão é a loção hidratante Baby Dove, da linha Hidratação Enriquecida, que hidrata profundamente por 24 horas. Se o seu filho tem a pele seca, que geralmente é de origem genética ou um sintoma de certas alergias, converse com o pediatra. Ele pode indicar o acompanhamento de um dermatologista pediátrico, se for o caso.

4) Compre roupinhas de algodão

Na hora de vestir o bebê, escolha roupinhas com tecidos naturais, como algodão e malha. Ao contrário dos tecidos sintéticos, eles favorecem a transpiração da pele, o que diminui os riscos de alergias comuns no frio por causa das inúmeras camadas de roupa. #ConfieNoSeuJeito

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 28 de julho de 2016

Tags: , , , , , , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)