Ideias para as crianças brincarem de faz de conta
Que está cada vez mais difícil de entreter os pequenos longe das telas de computador, celular e tablet, você já sabe. Mas, então, como substituir esses aparatos tecnológicos aparentemente irresistíveis por objetos, ou mesmo atividades livres, e que sejam saudáveis? Uma boa maneira de fazer isso é unir o útil ao agradável e estimular a fantasia que é – ou, deveria ser – tão característica da infância. Através da contação de histórias, as crianças sonham e exercitam a criatividade. Então, você pode investir na criação de um ambiente mais lúdico e propício para o brincar – e que incentive os pequenos a brincarem independentemente de adultos, também. Afinal, nós sabemos que você precisa de um tempo para si própria.
Dentre os brinquedos mais interessantes, que façam as crianças se movimentarem e que ajudem em sua coordenação motora, está a casinha infantil. Os produtos das Casinhas MariLu são de madeira artesanal e incluem, além da tradicional casa de brinquedo, um castelo, uma fazendinha e uma lanchonete. Todos os itens têm um design clássico e elegante; tão lindos que enfeitam qualquer cômodo.
Por falar em brinquedos de madeira, no site da Amazon, você vai encontrar alguns bons produtos dentro desse clima nostálgico e que valorizam um aprendizado orgânico. Um deles é a cozinha de madeira, para as crianças que curtem preparar uma comidinha imaginária ou lavar a louça de brinquedo. Esta cozinha vem com pia, fogão de quatro bocas com forno, micro-ondas, prateleira e um mini armário embutido. No total, ela mede 87 cm de altura, 65 cm de comprimento, 30 cm de profundidade e pesa 20 kg. Já vem montada e pronta para uso!
Outro brinquedo na mesma linha é a bancada de ferramentas, produzida com madeira sustentável e de reflorestamento. Ela acompanha 14 ferramentas, também de madeira, e trabalha a movimentação dos pequenos. Além disso, a bancada tem dimensões de 20 x 29 x 27 cm e mede 2,3 kg. É bem levinha e old school.
Ainda para quem gosta de preparar refeições, a torradeira de madeira, que vem com mais oito acessórios (duas fatias de pão, uma manteiga, um pote de mel, um gotejador de mel, uma faca de brinquedo e uma caixinha), é uma ótima pedida para crianças acima de 3 anos. Todos os objetos são soltos e é possível colocar os pães dentro da torradeira.
Agora, para incentivar o seu filho a memorizar a ordem numérica, aprender os nomes das cores e identificar formatos geométricos, há o tabuleiro sensorial de madeira do método Montessori. Ele mede 7 x 42 x 17 cm, pesa somente 900 gramas e tem 30 encaixes coloridos com formas e números diferentes.
Já um dos brinquedos mais clássicos e que ainda fazem sucesso dentre os pequenos é o Brincando de Engenheiro, da Xalingo. Este vem com 120 peças, é multicolorido e possibilita inúmeras combinações de mini construções imobiliárias. Que adulto não se sente nostálgico ao se lembrar deste produto, não é? Detalhe para a torre do relógio e a ponte vermelha!
O último brinquedo de madeira é este violão de 62 cm de altura (em pé). Ele é portátil e contribui para o interesse musical dos pequenos. Disponível em seis cores diferentes.
Além dos próprios brinquedos, e como o quarto das kids acaba sendo um lugar para brincar independentemente dos objetos, os móveis do quartinho também podem ser lúdicos e interativos. A Luky Luky realiza projetos como camas especiais – com mais de um andar, escadinha, janelas, enfeites e até escorregador. Na foto, está a casinha suspensa tricama. Ela tem escada de baú com amortecedores, janela com venezianas e floreiras, e cama auxiliar. Confira todos os modelos disponíveis no site!
Leia também: 6 coisas que você não sabe sobre o brincar