5 ideias (econômicas) para fazer a festa do seu filho em casa


Malu Echeverria
por: Malu Echeverria

Um fundo de palete, que pode ser alugado, dá um efeito charmoso. E aparadores e mesas de casa podem render uma composição bonita (Foto: Divulgação)

Ainda que as festas caseiras nunca tenham saído de moda, as comemorações em casa voltaram com tudo. “Em alguns círculos, fazer festas passou a ser símbolo de status social. Esse perfil de pais e fornecedores ainda existe, mas os mais antenados estão cada vez mais preocupados em evitar excessos, em desacelerar a rotina dos pequenos e em garantir sua presença no dia a dia deles. Seguindo essa onda, os buffets foram eliminando os brinquedos eletrônicos, os cardápios ficaram mais saudáveis e os descartáveis deram a vez aos recicláveis”, afirma Karina Domingues, festeira de mão cheia e dona da loja Festeirice. Para Karina, as comemorações, nesse caso, são sempre únicas, pois amigos e familiares são convidados, por um dia, a fazer parte do mundo do aniversariante – conhecendo sua casa e as tradições de sua família. “E ser intimista é legal, porque às vezes menos é mais”, acredita. Outra vantagem das reuniões caseiras é que todos ficam mais à vontade, sem se preocupar com horário. “E o principal é saber que você está fazendo aquela festa do jeitinho que gostaria, sem jamais se sentir como um convidado”, garante a organizadora de festas Elisa Vale, da Festa em Caixa. Isso sem falar que pode sair bem mais conta! A seguir, as duas especialistas dão algumas ideias para tornar o evento mais bonito, barato e inesquecível!

1- Antes de qualquer coisa, faça a lista de convidados
Essa é a primeira medida a tomar na hora de organizar a festa do seu filho. E, embora pareça um detalhe simples, preste bastante atenção na hora de finalizá-lo. “Deixar essa tarefa para depois vai te fazer perder tempo ou dinheiro”, alerta Karina. Pois se a lista for maior do que o previsto inicialmente, você pode gastar horas preciosas para correr atrás do que falta, muitas vezes em cima da hora. Se for menor, corre o risco de desperdiçar comida, bebida, lembrancinhas, etc. Para facilitar o trabalho, guarde-a para o aniversário seguinte! Pois há chances de usar a mesma lista por anos a fio, com pequenas edições.

festafrozen_festeirice

Use os brinquedos que tiver em casa para decorar a mesa, fica lindo! (Foto: Renato Lucena/Festeirice)

2- Capriche nos balões
Além de ser sinônimo de festa, é um item com preço camarada. “Ajuda a colorir e dar ar de festa para a casa toda”, resume Karina. Outras dica econômica para decorar o ambiente é usar brinquedos do seu filho – ele vai adorar, além de tudo! Flores também são uma ótima pedida, pois dão vida e cor à mesa. E não precisa ser habilidosa para montar arranjos, diz Elisa. “É só arrumar uns vasinhos, talvez os que já tenha em casa, que você mesma consegue fazê-los”, afirma. Se ainda assim está insegura, faça um teste com a decoração uns dez dias antes, assim tem tempo hábil para correr atrás do que sentir falta.

3- Em vez de comprar, alugue
Organizar o aniversário em casa geralmente custa menos, certo? Nem sempre. Pois a economia que vai ter em aluguel do salão, por exemplo, pode ir por água abaixo ao investir em objetos decorativos. Uma saída é alugar parte deles, em vez de comprar tudo.

festa_jardim_festeirice

Você pode alugar alguns itens para compor o cenário da mesa do bolo, como esses da Festeirice (Foto: Renato Lucena/Festeirice)

4- Aposte em kits prontos
O tema já está escolhido? Que bom, agora é só arregaçar as mangas e começar. Mas quem não tem muito tempo (e dinheiro) disponível para preparar cada detalhe pode lançar mão dos kits prontos para festas. Geralmente, eles incluem toppers variados, guardanapos, canudinhos e sacolinhas para lembrancinhas, entre outros. E o que é melhor, tudo combinando! O combo muitas vezes sai mais barato do que comprar cada item à parte.

festaemcaixa_bolo_topper

Para decorar sem medo de errar, use kits prontos, como esse da Festa em Caixa, com toppers variados (Foto: Divulgação/Festa em Caixa)

5- Descomplique o cardápio
Uma festa na sua casa pode, e deve, ter a cara da sua família. Nada melhor, então, do que compartilhar com seus amigos e familiares as receitas que fazem parte das suas tradições há gerações. O preparo em casa de parte da comida servida também ajuda a economizar, claro. Nesse caso, peça ajuda aos mais próximos, o que também é uma oportunidade de criar memórias para lá de especiais. “Eu costumo dizer que criança gosta mesmo de brigadeiro, então, que tal optar por docinhos mais tradicionais?”, sugere Elisa. Boa ideia, não? E não se esqueça de dividir as responsabilidades com o resto da família (o pai pode cuidar da bebida e algum tio mais habilidoso das fotos, por exemplo), todo mundo vai adorar participar!

  • Malu Echeverria

    Jornalista, mãe do Gael e redatora-chefe do It Mãe. Para ela, é essencial colocar a máscara de oxigênio primeiro na gente, depois na criança

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)