Conheça as melhores abordagens de ensino nas aulas de inglês


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Abordagens de ensino nas aulas de inglês - 4Little English - It Mãe
(Foto: Divulgação/4Little)

Para os pais e mães que querem preparar as crianças desde cedo com o ensino de uma segunda língua, precisam conhecer a metodologia exclusiva das aulas de inglês da 4Little, nosso superparceiro aqui do It Mãe

As aulas de inglês da 4Little usam uma abordagem pedagógica chamada Content and Language Integrated Learning, que integra o ensino de conteúdo curriculares ao ensino de uma língua adicional. Este método tem como quatro pilares os chamados “4 C’s”: Conteúdo, Comunicação, Cognição e Cultura. 

“Uma das modalidade do CLIL, denominada Soft CLIL, se baseia no ensino de um idioma utilizando conteúdos de um plano de ensino de matérias de escolas regulares. Em outras palavras, é o ensino da língua inglesa tendo como respaldo conteúdos de, por exemplo, História ou Geografia”, explicou Fernanda Bock, fonoaudióloga e diretora da 4Little, ao It Mãe.  

Fernanda ressaltou que esse método ajuda o entendimento do inglês com muito mais facilidade e, é claro, naturalmente: “Nas aulas de inglês da 4Little, as vantagens possibilitadas pela modalidade Soft CLIL são muitas. Uma delas consiste em um dos 4 pilares do CLIL – “Communication” -, que permite que os alunos se comuniquem e coloquem em prática de maneira natural e espontânea os vocabulários e estruturas gramaticais apresentados pelo conteúdo em questão”. 

Aulas de inglês para crianças - 4Little English - It Mãe
(Foto: Divulgação/4Little)

Por abordar assuntos que os pequenos já têm familiaridade, as aulas de inglês da 4Little despertam a curiosidade e cativam do início ao fim. “As possibilidades de investigação de assuntos novos aumentam, o que instiga e aumenta o interesse dos alunos. Esse aspecto consiste, também, em outro pilar do CLIL – “Content”: Ciências, História da Arte, Educação Física… Há uma infinidade de campos a serem explorados. Sendo assim, enriquece não só as habilidades linguísticas dos alunos, como também o conhecimento de mundo deles, evidenciando outro pilar – “Culture”, pontuou a educadora. 

Aliás, a diretora ressaltou que, durante as aulas, os alunos são estimulados a raciocinar e resolver questões em inglês.  “É muito importante, também, desafiar os nossos alunos, encorajando-os a pensar, refletir, criar hipóteses, solucionar problemas, utilizando a língua adicional. Nesse momento, temos o quarto pilar do CLIL sendo posto em prática – “Cognition”.

Além disso, Fernanda destacou que todos os professores da escola passaram por um curso para transmitir da melhor forma essa nova metodologia durante as aulas para os alunos. 

“Recentemente, nossa equipe de educadoras passou por um treinamento dessa abordagem e, posteriormente, colocamos em prática o nosso Projeto Tangram, buscando desenvolver diferentes vocabulários respaldados por conceitos matemáticos tradicionalmente trabalhados com o Tangram, como, por exemplo, formas geométricas”, finalizou.  

Para saber mais sobre os métodos pedagógicos ensinados nas aulas de inglês da 4Little, entre no site da escola e tire todas as suas dúvidas. Aqui no site do It Mãe, você também confere outras matérias como qual a idade ideal para aprender inglês e sobre as técnicas de fonoaudiologia usadas pela 4Little.  

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)