Inglês em casa e com técnicas da fonoaudiologia. Conheça o método da 4Little
Aulas de inglês em casa para as crianças podem ser não apenas uma medida mais segura pós-quarentena, como também mais efetiva. A 4 Little English é especializada nesse formato e tem um diferencial de usar técnicas de fonoaudiologia no ensino da língua. Conversamos com a Fernanda Bock, fonoaudióloga e diretora da 4Little English, escola que há mais de 10 anos ensina inglês com aulas particulares em casa para crianças de 18 meses até os 16 anos.
It Mãe: Como nasceu a 4Little?
Fernanda Bock: Sempre fui apaixonada pela educação e também pela fonoaudiologia. Trabalhei durante muito tempo em uma escola de inglês, depois trabalhei em uma escola bilíngue. Com isso, senti uma necessidade de focar e juntar tudo o que existe de bom nas escolas bilíngues com tudo o que tem de bom no ensino do inglês. E é exatamente aí que entra a fono. Por meio de técnicas de linguagem que as fonoaudiólogas usam para estimular realmente o processo de comunicação, eu criei tudo isso em inglês. Nossa escola é uma mistura de fonoaudiologia, bilinguismo e aulas de inglês.
Então, os educadores da minha equipe são treinados para aplicar essas técnicas em inglês e, dessa forma, facilitar a comunicação das crianças, de forma que elas sejam autônomas e sujeitas desse processo de comunicação.
It Mãe: Explica para a gente alguma teoria da fonoaudiologia é utilizada nesse processo de aprendizado.
Fernanda Bock: Na fono, todos os atendimentos são individualizados, porque, às vezes, é preciso tratar de alguma queixa psicológica ou algum outro aspecto emocional, por exemplo. Dessa forma, o paciente também tem um contato e cria um vínculo com a fono, que faz com que o tratamento seja um sucesso.
Pensando nisso, eu acredito que as aulas de inglês, acontecendo de uma maneira individualizada e personalizada, assim como na fono, promovem esse vínculo, não só do professor com o aluno, mas também o aluno com a língua em si. Então, isso é um dos aspectos desse atendimento individualizado e contextualizado que a gente incorporou.
It Mãe: Como funcionam as aulas da 4Little?
Fernanda Bock: São aulas individuais e em casa, mas também temos aulas em duplas e trios. Todos os professores vão até a casa das crianças com uma bolsa repleta de brinquedos, jogos e atividades. Então, as crianças amam!
Nossas aulas têm 45 minutos, prezando muito pela qualidade do ensino para que as crianças possam absorver ao máximo o que é explicado. Tudo é ensinado através de jogos e brincadeiras adaptados para todas as idades.
Tudo isso é essencial, pois nosso grande objetivo é que as crianças se sintam livres para se comunicarem em inglês. Nós queremos que elas não travem na forma certa de passar a mensagem, e sim passar a mensagem, independentemente de como. Isso em um primeiro momento, depois vamos corrigindo, se for o caso.
It Mãe: A partir de que idade as crianças podem começar essas aulas de inglês?
Fernanda Bock: Na 4Little, a gente começa as aulas particulares com 1 ano e meio. Começar cedo ajuda também no processo da escola, já que cria uma certa experiência de aprendizado e também de rotina de aulas.
It Mãe: Como a 4Little está trabalhando agora durante o isolamento social?
Fernanda Bock: Apesar de ser um momento desafiador, as aulas a distância estão dando muito certo! A 4Little montou uma plataforma online que realmente funciona. Assim, nossos alunos com mais de 4 anos continuam nesse processo de aprendizagem sem interrupção.
Essas aulas foram tão bem aceitas pelos alunos e pais, que estamos disponibilizando pacotes especiais devido a grande demanda de aulas durante o isolamento social.
Durante essas aulas, os alunos interagem diretamente com os professores, correndo pela casa e trazendo objetos, por exemplo. Nós educadores continuamos nossa rotina de cantar músicas como se não estivéssemos distantes. Estamos dando nosso melhor para que os alunos utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível, tudo isso com o apoio da família, é claro.
Para saber mais sobre esse método desenvolvido pela 4Little, acesse o site da escola. Você também pode conferir todas as novidades através do Instagram e mais dicas para introduzir esse novo idioma na vida dos pequenos.
*publieditorial