Como criar crianças emocionalmente saudáveis na pandemia


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Bete P. Rodrigues: Como criar crianças emocionalmente saudáveis na pandemia - It Mãe

Você, mãe, já deve ter parado para se perguntar como criar crianças emocionalmente saudáveis durante essa fase que estamos passando, não é verdade? Assim como você, os pequenos também estão sentindo os efeitos da pandemia e precisam de uma atenção especial.

São tantos desafios em casa e diversas situações de instabilidades que pedem que você esteja emocionalmente equilibrada para dar conta de tudo e dar apoio a todos, principalmente para as kids, que não sabem lidar muito bem com esses novos sentimentos.  

Pensando nisso, a Bete P. Rodriguesespecialista em educação parental e uma das precursoras da Disciplina Positiva no Brasil, separou dicas de ouro para você criar crianças emocionalmente saudáveis neste momento diferente. Confira a seguir:

Autocuidado

“O primeiro passo é colocar em prática uma das ferramentas mais poderosas: o autocuidado. Se você estiver nervosa, impaciente, com medo ou insegura – que é absolutamente normal -, precisará, antes de tudo, lidar com esses sentimentos para não afetar os pequenos. Sempre que possível, nomeie essas emoções e ensine as kids a expressar esses sentimentos. Essas emoções básicas precisam ser colocadas para fora”, pontuou a educadora.

Aliás, é importante ter empatia em situações como essas: “Quando a gente traz empatia, nos colocamos no lugar do nosso filho, fica muito mais fácil. Valide os sentimentos do seu filho para que vocês estejam sempre conectados. Não menospreze essas situações, dê o devido valor ao que eles estão sentindo. Se coloque no lugar dele. De exemplos verdadeiros e que eles entendam que todo mundo pode sentir essas emoções”.  

Bete deu ideias de como acalmar as crianças durante momentos de descontrole, mas sempre com limite e firmeza, é claro: “Existem diversas formas de lidar com a raiva, como por exemplo, gastando energia. Pular corda e correr é ótimo. Você também pode ensinar seus filhos a contar até determinados números e a respirar devagar”.  

Conexão antes da correção

Outro ponto é se conectar com seu filho antes de qualquer correção precipitada. “Demonstre empatia, olhe no olho, use um tom de voz respeitoso, mantenha a calma, saiba ouvir e ser ouvida, dê o exemplo para depois educar. Seja gentil e firme ao mesmo tempo. Educação não é sinônimo de punição. A punição só cria raiva, distanciamento, baixa autoestima e não ensina nada”.  

E continuou: “É preciso mostrar mais humanidade para os pequenos, não existem mães perfeitas, mas podemos ser sempre melhores. A Disciplina Positiva não é sobre culpa, é sobre autoconsciência, autoconhecimento e até autoempatia”.

Tempo especial

Bete ressaltou que, uma saída importante e muito útil nesse momento, é ter um tempo especial com seu pequeno. “Tenha um horário exclusivo com cada filho. Você pode e deve separar alguns minutos por dia, mas sempre com consistência. É preciso ter esses momentos separados uns dos outros. Faça algo que você e seu pequeno gostem, um momento prazeroso e agradável para ambos. Tenha esse tempo para se acalmar e se conectar com seu filho”.

A importância dos acordos

A profissional destacou que é essencial fazer acordos para criar crianças emocionalmente saudáveis neste momento desafiador.

“Acordo é combinar, por isso, todos podem dar opinião. Neste tempo, você vai precisar renegociar a rotina dos seus filhos junto com eles. Você pode montar um quadro de rotina, com uma sequência de tarefas que devem ser feitas. Assim, eles entendem que só após a aula online, que o momento da brincadeira está liberado. Assim, esses hábitos começam a se tornar mais naturais com o passar do tempo. Você não se desgasta e tudo fica mais simples”.

Por fim, Bete garante que aplicar a Disciplina Positiva no dia a dia com os pequenos é uma ótima ferramenta para criar crianças emocionalmente saudáveis. “Depois que você aprende a colocar em prática esses conceitos de conexão, gentileza e encorajamento, sua vida muda completamente, pois você passa a ter relacionamentos mais harmoniosos, mais empáticos e saudáveis com seus filhos”. 

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para saber mais detalhes sobre como criar crianças emocionalmente saudáveis, é só entrar em contato com a Bete P. Rodrigues através do telefone (11) 9 7541-3385, site oficial e também pelas redes sociais @disciplinapositivabrasil.  

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)