Como estimular as crianças a aprenderem inglês em casa durante a quarentena


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
Como estimular o aprendizado de inglês durante a quarentena - It Mãe

Mesmo durante a quarentena, estimular as crianças a continuarem no processo de aprendizagem é essencial. Esse momento de isolamento social pode ser a hora certa para você, pai e mãe, introduzir o inglês de uma forma simples e fácil durante o dia a dia. 

Pensando nisso, conversamos com a Fernanda Bock, Diretora da 4Little English, que está há mais de 10 anos nesse mercado, ensinando o inglês através de aulas particulares em casa para crianças de 18 meses até os 16 anos. 

“Essas dicas são para pais e mães que falam ou não inglês, mas que têm, de alguma maneira, vontade de ensinar a língua inglesa. Quando incorporadas, permitem brincar com o inglês no dia a dia de forma espontânea”, diz Fernanda.

Usar palavras em inglês nas situações cotidianas 

Por exemplo, agora que estamos todos em casa, podemos dizer: “Filho, você prefere watch tv (e mostrar a televisão) ou você prefere read a story? (e mostrar o livro)”. Poder ser que, no primeiro momento, o pequeno ache estranho essa abordagem em outro idioma, mas se você inserir em seu cotidiano onde haja essa troca em inglês, vai fazer todo o sentido.  

Já na hora do banho você pode falar: “Wash your hair” ou “Wash your face”, mostrando as partes do corpo. A hora da refeição também pode ser esse momento de interação em inglês através dos alimentos.  

Jogar em inglês 

Outra ideia é usar jogos que podem ser adaptados para o inglês. O jogo Lince, por exemplo, é um tabuleiro com várias cartinhas com imagens. As crianças precisam procurar e ver quem consegue achar mais rápido as figuras, privilegiando uma trabalho em equipe e de cooperação. Não tem problema misturar o inglês com o português, assim como a gente faz no começo na própria 4Little. 

Caso você não tenha esse tipo de jogo, é só procurar na internet que existem diversas opções para você imprimir e usar. Durante esses jogos, os pais vão trabalhar muito mais a compreensão dos pequenos. Outra dica importante é não falar: “Agora nós vamos brincar em inglês”, porque isso gera uma ansiedade desnecessária.

São infinitas possibilidades, você pode fazer esse tipo de brincadeira com todas as situações do dia a dia. Por exemplo, fale que um helicóptero está voando (helicopter flying). Ou para as crianças que gostam de carrinho, estimule a dizer as cores dos brinquedos e as peças em inglês. 

Se você tem o jogo Jenga em casa, fale para o pequeno que, toda vez que ele conseguir tirar uma peça da torre, ele terá que buscar um objeto de determinada cor em inglês, something red, por exemplo. Dessa forma, o jogo ganha mais vida e mais sentido.

Na 4Little, vale ressaltar, a gente produz muitos jogos autorais, pois nem sempre os que a gente encontra no mercado é possível adaptar para inglês. Como as aulas são muito personalizadas, desenvolvemos esse material de forma que estimule o pequeno. 

Brincar em inglês 

“A gente também pode brincar de comidinhas com as crianças menores e ir falando as ações e os ingredientes em inglês”, sugere Fernanda. Se você tiver animais de brinquedos, busque escondê-los e ir procurar com os pequenos. Você pode falar: “Lion, where are you?” (Leão, onde você está?). 

Na hora de ver tevê 

Outra ferramenta é colocar um programa de tevê ou um filme que eles amam em inglês, assim eles são estimulados visualmente. Mesmo que não faça muito sentido em um primeiro momento, já prepara um repertório para que eles entendam.

Já para as crianças mais velhas, que sabem ler e escrever, você também pode colocar a legenda em inglês. Dessa forma, eles vão escutando e lendo ao mesmo tempo, adquirindo também um vocabulário de leitura.

Contar de histórias 

As histórias clássicas também são ótimas para ajudar os pais que não têm tanta fluência em inglês. Existem muitos vídeos no YouTube com contadores de histórias como Os Três Porquinhos, Cachinhos Dourados, Branca de Neve que te ajudam a se preparar antes de contar essas histórias para os pequenos e introduzir palavras em inglês.

Para saber mais sobre o método desenvolvido pela 4Little, não deixe de acessar o site da escola. Você também pode conferir todas as novidades através do Instagram e mais dicas para introduzir esse novo idioma na vida dos pequenos.  

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)