Livros-imagem: para todas as idades
Para a coluna deste mês, eu queria falar de algum livro que fosse bacana para crianças de todas as faixas etárias. Mais ainda, passei dias me perguntando se existiriam livros capazes de encantar desde uma criança pequena que depara com um livro pela primeira vez até, e não menos, um adulto que apresenta a literatura para o filho. Será? Quando se trata de literatura, é difícil (e até pouco aconselhável, na minha opinião) classificar livros por faixa etária, mas algumas limitações e particularidades precisam ser levadas em conta. Estava achando o meu desafio difícil demais quando um título me veio à cabeça: o livro-imagem Onda, da sul-coreana Suzy Lee, claro.
Não sou só eu que estou dizendo que este livro é especial. Suzy Lee ganhou diversos prêmios pelo mundo com este livro e a trilogia que o título compõe com Espelho e Sombra tornou-se best-seller. Com desenhos em grafite e carvão e um pouco de azul, Onda narra a primeira vez de uma menina na praia e transforma a ocasião numa verdadeira experiência de descoberta e encantamento. A menina dá de frente com aquela imensidão que é o mar e se assusta com tanta água. Depois chega mais perto. Experimenta, brinca, ousa, surpreende-se, testa os limites, encontra os limites, se diverte…tantas emoções se passam naquele momento que é difícil não nos encantarmos juntos, ora na pele da menina, ora como se fossemos o adulto que presencia tão de perto um encontro de tamanhas proporções. E Suzy Lee mostra tudo isso sem usar uma única palavra. O encantamento da menina pelo mar me emociona. Remete-me, com muita poesia, à descoberta do primeiro livro favorito e de tantas outras coisas importantes da vida. E não são essas as experiências que nos marcam pela vida toda?
Além desse, há outros livros-imagem que agradam crianças de todas as idades. Este tipo de livro costuma ser encantador porque proporciona o exercício de outro tipo de leitura, a das sutilezas das imagens, da liberdade de interpretações e dos silêncios, tão enriquecedora e prazerosa. Veja outros títulos que vale muito a pena conferir:

A parte que falta, de Shel Silverstein (tradutor: Alípio Correia de França Neto), Editora Cosac Naify, R$ 43