8 jogos para fugir do tablet no restaurante

Levar as crianças para comer fora pode se tornar uma dor de cabeça, quando elas resolvem não colaborar. Entreter os pequenos com tablets e celulares é uma opção para ser usada com bom senso, caso a comida esteja demorando demais, por exemplo. Mas para não se tornar refém dos aparelhos eletrônicos, e perder bons momentos de interação com seus filhos!, que tal gastar o tempo alguns jogos simples? Mayra Luna, autora do e-book Pitaco & Cia., dá dicas de brincadeiras criativas (para crianças acima de 4 anos), para vocês se divertirem no restaurante, assim como no carro, no avião, em filas e em outras situações de espera. Olha só:
1) O quê lembra o quê
Alguém diz uma palavra e a criança diz outra que esteja relacionada à primeira. Ex.: você diz praia, a criança diz onda, outra pessoa diz areia e assim por diante.
2) Rima Prima
Nesta brincadeira, cada pessoa diz uma palavra que rime com a primeira dita. Ex.: você diz faca, a criança diz vaca, outra pessoa diz paca e por aí vai.
3) Continue a história
Aqui, cada pessoa continua a história com mais um trecho inventado. Ex.: você diz “era uma vez uma menina, que estudava em uma escola maluca e um dia…”, enquanto o outro completa “… a menina chegou e todo mundo havia sumido…”. O engraçado é ver o rumo que a história vai tomando.
4) Duble a mesa ao lado
O nome é autoexplicativo. Você escolhe uma das pessoas da mesa ao lado para dublar tudo o que ela estiver falando. Aqui é válido você e a criança serem discretos para que ninguém fique constrangido.
5) Descreva o lugar
Feche os olhos e peça para a criança descrever o lugar onde estão – com o máximo de detalhes que ela puder.
6) Encontre o que achei
Fale um detalhe de algum lugar específico e pergunte para a criança onde aquilo está. Ex.: você diz “onde está o extintor?”
7) Adivinhe quanto vai dar a conta?
Dê algumas noções dos preços de coisas e pergunte à criança quanto ela acha que vai dar a soma dos preços.
8) O que você falou?
Fale uma frase sem emitir som algum. Depois, veja se a criança adivinha o que você disse, e vice-versa.