12 ideias para curtir o dia 12 com as crianças
Desde o começo do mês, lançamos aqui no It Mãe a campanha “Dê mais brincadeira para seu filho”, que virou uma exposição de fotos de mães, pais e filhos em momentos de brincadeira, lá no Espaço Mamusca, na cidade de São Paulo. Para ver as fotos feitas pela fotógrafa Vivi Guimarães, clique aqui! Nossa intenção com essa ação é incentivar e inspirar mães e pais a brincar mais com seus filhos – a gente sabe o desafio que é ter tempo/pique no dia a dia para isso. Então, a ideia é deixar essa mensagem mais clara na cabeça de todo mundo para que ninguém perca oportunidades valiosas (e muito gostosas, divertidas) de se conectar com os filhos. Continuando essa ação, resolvi selecionar algumas ideias – parte delas inspirada das fotos da exposição – de coisas divertidas para fazer com as crianças no dia 12 de outubro – e repetir quando vocês quiserem!
1- Fazer um momento contação de histórias. Peguem os 5 livros preferidos do seu filho (ou filhos), sentem em roda (pai, mãe, crianças e quem mais quiser) e cada um deve contar uma história do livro. Quem sabe ler, lê, quem não sabe, conta o que lembra da história. E uma vai ajudando o outro. Ou até mesmo se jogar na seção de livros infantis de uma livraria. E fica a dica: na Livraria da Vila dos Jardins (Al. Lorena, 1731 / tel. 11 – 3062-1063) terá uma oficina sobre o novo livro da ilustradora argentina Isol, Ter um patinho é útil, editado pela Cosac Naify. Na verdade, são “dois livros em um”, pois a autora nos conta a mesma história a partir de dois pontos de vistas: a do menino que ganhou um patinho e a de um patinho que ganhou um menino.

Na Livraria da Vila dos jardins terá oficina do livro Ter um patinho é útil, da Cosac Naify (foto: divulgação)
2- Cuidar do jardim – ou das plantas da varanda. Vale também comprar sementes de pacotinhos, terra… E cada um planta a sua flor ou árvore em um vasinho. Que tal até irem todos juntos a uma loja de plantas para comprarem juntos os apetrechos da jardinagem?
3- Brincar de adivinhar bichos. É assim: você pensa em um bicho e começa a dar dicas de como ele é, o que come, onde vive e os outros precisam descobrir qual é o bicho. Depois, seu filho faz igual. Aqui em casa as crianças amam.
4- Ir ao parque e fazer um piquenique. Para esse fim, adoro o Villa-Lobos e o Burle Marx, em São Paulo, e o Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Todo mundo pode ajudar a montar a cesta com as frutas, os lanches. Vale também sair do óbvio e descobrir os melhores parquinhos da cidade no site colaborativo Nosso Mapa do Tesouro, a versão em português do Our Treasure Map, em que pais indicam parques ótimos para brincar com as crianças em todo o Brasil (ou em qualquer lugar do mundo).

O site colaborativo Nosso Mapa do Tesouro pais e mães indicam seus parquinhos preferidos no Brasil e no mundo (foto: reprodução/Nosso Mapa do Tesouro)
5- Inventar uma história e vivenciar. Uma vez, a gente inventou que estava na praia – Bela se vestiu de sereia e Felipe de surfista. Eu era a mãe da sereia (sim, tem que participar!!). Comprei 2 metros de TNT azul claro que virou o mar. Eles juntaram os peixinhos, golfinhos, baleias de brinquedos que tinham (dos de borracha aos de pelúcia) e foi a maior farra. A sala virou mar de mentirinha!
6- Resgatar brincadeiras da nossa infância e ensinar para eles: corre cotia, passa anel…
7- Ir para a cozinha preparar alguma coisa gostosa a quatro, seis, oito mãos! Pode se um bolo, pode ser uma salada com tomatinhos cereja, erva-doce etc; uma salada de frutas… O importante é que tenha muitos ingredientes que as crianças possam colocar sozinhas. Vale comprar as misturas prontas para brownie cookies da Chez Moi, Chez Toi. Quer sair de casa? Na loja Japonique, na Vila Madalena, terá oficina de cupcakes para as crianças e os pais.

Na hora de ir para a cozinha, o ideal é fazer algumas coisa que dê para as crianças decorarem (foto: It Mãe)
8- Brincar de ateliê de arte. Compre aqueles quadrinhos emoldurados em lojas de arte (se tiver um cavalete, melhor ainda). Um para cada um: para você, para o seu marido e para as crianças, claro. Todo mundo coloca uma roupa velhinha que pode ficar suja de tinta e…. mãos à obra. Ainda no clima de arte, uma ótima pedida é fazer crafts com seu pequeno. Para se inspirar, entre no blog da designer e mãe do Téo Estéfi Machado, o mais incrível e com as ideias mais lindas de invencionices feitas à mão.
9- Fazer um programa em que crianças e adultos se divertem como assistir ao show do Pequeno Cidadão, gratuito, na Praça do Patriarca, em São Paulo, com participação especial do Arnaldo Antunes, às 16h30. Ou conferir a exposição “Dê mais brincadeira para seu filho” no Mamusca e aproveitar para almoçar e brincar muito por lá nas oficinas.
10- Ir ao teatro com os pequenos para assistir uma peça que renda muita conversa depois, como Ana na Árvore, que fala de temas como sustentabilidade e inclusão social. Recomendada para crianças a partir de 3 anos. No teatro da Aliança Francesa, sábado e domingo, às 16 horas. Em cartaz até dia 19 de outubro. Outra peça bacana é Zuzubalândia, um musical baseado no livro de Mariana Catalbiano. Conta a história de uma bruxa obcecada por dietas que quer se vingar das guloseimas que invadem seu reino. Está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado.
11- Cair na balada com os pequenos. Em Santos, no dia 12, terá a primeira edição da festa Kids in the House. Mais informações aqui! Em São Paulo, no dia 13, domingo, a Disco Baby promove a Disco Baby especial de Dia das Crianças. Das 14h às 17h, com um line-up cheio de atrações. Saiba mais aqui!
12 – E no fim do dia… vale liberar a sua cama para uma guerra de travesseiros ou a clássica brincadeira de cabaninha (com laterna fica ainda mais divertido).
beijos e divirtam-se muito por aí que a gente vai se divertir por aqui,
Dani Folloni