Como construir uma rotina saudável para o bebê?


Elayne Fidelis
por: Elayne Fidelis
Pediatra e consultora do sono infantil

Vamos iniciar a nossa conversa esclarecendo um ponto importante: rotina não é ter horários fixos para tudo na vida do bebê, porque ele não é um robô. Rotina é atender às necessidades básicas que um bebê tem de sono, alimentos e atividades para o seu melhor desenvolvimento. A construção da rotina perfeita envolve alguns pilares, de modo que tudo se encaixe em perfeita harmonia no dia a dia do bebê.

Pilar 1:

Iniciar o dia do bebê em horário regular, com variação de tempo máxima em torno de 30 minutos a 1 hora – principalmente a partir dos 2 meses de vida, já que nesta idade existe alguma regulação do ciclo circadiano. Além disso, a duração do dia do bebê deve ser em torno de 12 horas, entre o horário do despertar e o do adormecer.

Pilar 2:

Seu bebê precisa iniciar o sono noturno também em um horário regular. Ou seja, não é bom que ele durma à noite em um horário diferente a cada dia. Quando fazemos isto, deixamos o seu relógio biológico desregulado e, dessa forma, ele vai acabar lutando ainda mais contra o sono, o que faz com que o horário do adormecer seja muito mais estressante.

Não existe horário ideal para o bebê dormir. Cada um tem um cronotipo e genética diferentes. Ou melhor, tem bebês que acordam mais cedo naturalmente e, portanto, precisam finalizar o dia mais cedo. Ao mesmo tempo, tem aqueles que acordam mais tarde e, consequentemente, finalizam o dia mais tarde também.

Rotina do bebê
imagem: Free Images

Pilar 3:

Sempre priorizar o início do ritual do sono noturno em horário regular, ao invés de oferecer mais uma soneca no final do dia – principalmente se for um bebê mais velho, em torno de 1 ano de idade. Muitas vezes, quando o bebê é mais velho, fazer várias sonecas ao longo do dia rouba horas do sono noturno. Isso faz com que ele durma muito tarde à noite, comprometendo a sua saúde e o seu desenvolvimento neuropsicomotor a longo prazo.

Pilar 4:

Como, em média, os bebês precisam fazer de 10 a 12 horas de sono noturno para terem suas necessidades fisiológicas devidamente atendidas, é preciso organizar a sua rotina de acordo com as necessidades básicas de sono, alimentos e atividades – ao longo das 12 horas do dia.

Pilar 5:

Como já dito, a alimentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê e para que ele durma bem. Afinal, um bebê com fome não dorme bem, assim como um bebê com sono não come bem. Desta forma, ao invés de se preocupar em estabelecer horários fixos de refeições ao longo do dia, cuide para que seu bebê descanse quando tiver sinais de sono. Logo, quando ele acordar estará bem-disposto e com apetite para se alimentar bem.

As refeições devem ser encaixadas no tempo em que o bebê estiver acordado. Ou seja, você não deve forçá-lo a comer quando estiver querendo dormir, porque ele não vai se alimentar bem. Além do que, você o privará de sono e o deixará extremamente irritado.

Agora, me conta, como está a rotina do seu bebê por aí?! Muito confusa, cansativa e estressante? Espero que este conteúdo te ajude a entender melhor o que é uma boa rotina para o bebê, e torne o dia a dia de vocês mais leve e prazeroso.

  • Elayne Fidelis

    A pediatra Elayne Fidelis ajuda você e o seu bebê a conquistarem uma boa noite de sono através da realização da consultoria do sono infantil. Sua consultoria é personalizada, respeitando as necessidades e o ritmo de cada bebê e família, já que cada um é único!

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)