Como acompanhar o desenvolvimento de fala do meu filho?


Redação It Mãe
por: Redação It Mãe
Nosso it-team produz o conteúdo mais antenado para mães
It Mãe: desenvolvimento de fala - Fonolegal

Quando nos tornamos mães, buscamos inúmeras informações para que a gente possa cuidar de nossos pequenos da melhor forma possível, não é verdade? Aprendemos sobre amamentação, sono, peso, altura, introdução alimentar, idade de desfralde e muitos outros assuntos, porém, na maioria das vezes, o desenvolvimento de fala e linguagem ficam de lado.

Júlia H. Catto e Daniela Cinquetti Martins, fonoaudiólogas da Fonolegal, destacam que é essencial ficar atenta ao desenvolvimento de fala do seu filho! Apesar de a pouca ou a não expressão da fala até os 2 anos ser vista como “normal”, é preciso contar com uma avaliação especializada.

Como identificar problemas no desenvolvimento de fala

Segundo as Fonoterapeutas da Fonolegal, aos 2 anos, a criança deve ser capaz de dizer algumas frases, ter uma boa compreensão e um vasto vocabulário. Aos 3 anos, a criança deve ser capaz de compreender e usar esquemas complexos da língua em que ela está inserida e deve ser compreendida por adultos de fora do seu convívio.  

Por isso, não podemos entender como “normal” uma criança não falar aos 2 anos. É preciso acompanhar de perto o desenvolvimento infantil, especialmente o da linguagem. Durante os primeiros anos, existe um motivo especial, já que é nessa fase em que acontece o maior número de conexões cerebrais.

O cérebro de uma criança de 3 anos tem o dobro de sinapses comparado ao de um adulto. Essa informação é muito importante quando pensamos em estimulação ou intervenção precoce, além de ser mais uma razão para observar esse processo de perto!

O papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento da fala infantil

It Mãe: o papel do fonoaudiólogo no desenvolvimento de fala - Fonolegal

A equipe da Fonolegal destaca que o fonoaudiólogo é o profissional mais indicado para avaliar e acompanhar o processo de desenvolvimento de fala e linguagem desde o nascimento.

É ele que poderá observar, avaliar e intervir de forma precoce para garantir o melhor desenvolvimento da linguagem que seu filho pode ter, além de orientar pais, que têm um papel fundamental nesse desenvolvimento.

Por isso, a Fonolegal conta com um atendimento especializado durante a primeira infância e também no desenvolvimento infantil. Aliás, eles também têm um serviço específico para acompanhar o desenvolvimento do seu filho: a Puericultura Fonoaudiológica.

Puericultura Fonoaudiológica: o que é?

A Puericultura Fonoaudiológica é um conjunto de técnicas que têm como objetivo acompanhar e medir o desenvolvimento infantil, neste caso, a linguagem especificamente. Durante as consultas periódicas, é possível observar a evolução da linguagem e orientar a como estimular de forma adequada e intervir se necessário.

As fonoaudiólogas Júlia H. Catto e Daniela Cinquetti Martins explicam que, na Puericultura, é possível agir de forma preventiva e/ou precoce para dar ainda mais segurança e cuidado no desenvolvimento infantil. E, assim, mudando o pensamento de que a fonoaudiologia é apenas para casos em que já existe um atraso ou transtorno de fala.

Do mesmo jeito que você leva, de forma periódica, seu filho ao pediatra ou ao dentista para acompanhar e garantir que está crescendo forte e saudável, o fonoaudiólogo é capaz de orientar de forma individualizada e conduzir uma estimulação assertiva para seus filhos. Demais, né?   

SERVIÇO PARA IT MÃES

Para conferir mais dicas de como acompanhar o desenvolvimento de fala do seu pequeno, basta entrar em contato através do site oficial da Fonolegal e seguir o Instagram @fonolegal.

*publieditorial  

  • Redação It Mãe

    Nossa equipe está sempre super antenada produzindo o melhor conteúdo para as mães. Tem alguma sugestão? Mande para contato@itmae.com.br

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)