Boletim de Apgar: as primeira notas que seu filho vai receber
Como assim? Mal nasceu e o bebezinho já recebe um boletim cheio de notas? Isso mesmo! Saiba aqui o que é avaliado nesse teste
Dra. Patrícia Tosta Hernandez, pediatra do Fleury Medicina e Saúde
(foto: 123 TRF)
Muitas futuras mamães se perguntam o que é o teste de Apgar que o recém-nascido faz logo nos primeiros instantes de vida. O boletim foi desenvolvido em 1952 por Virginia Apgar, médica norte-americana especializada em anestesia e obstetrícia. O objetivo era ter um método rápido de avaliação clínica do recém-nascido logo no primeiro minuto de vida. Considerado o exame clínico neonatal inicial padronizado e utilizado no mundo inteiro, o método permite a verificação da necessidade de cuidados imediatos, como o reestabelecimento da respiração, por exemplo.
O Apgar é um verdadeiro salva-vidas, pois é o primeiro indicador de assistência à saúde do bebê. Alguns sinais podem passar despercebidos individualmente, mas em conjunto podem sinalizar a necessidade de alguma intervenção médica. O sobrenome da médica criadora tornou-se um lembrete para os principais itens que devem ser verificados no bebê durante o exame: aparência, pulso, gesticulação, atividade e respiração. No entanto, algumas mães ainda têm dúvidas sobre o procedimento. Como o Apgar é feito? E o que ele avalia exatamente? Respondo algumas questões a seguir.
O que é o boletim de Apgar?
O teste consiste em um sistema de pontuação com cinco itens: frequência cardíaca, esforço respiratório (por meio do choro), tônus muscular, reflexo de irritabilidade (resposta aos estímulos) e cor da pele. Para cada um dos itens é dada uma nota de 0 a 2, que são somadas no final. As notas máximas ocorrem com:
- a frequência cardíaca do bebê maior que 100 batimentos por minuto
- choro vigoroso
- boa flexibilidade dos membros
- espirro ou tosse à estimulação
- coloração rosada da pele por todo corpo
Quando é feita essa avaliação?
Todos os bebês são avaliados no primeiro e no quinto minuto após o nascimento. E para aqueles que totalizam nota menor que sete no quinto minuto? Está indicado o início de manobras para o reestabelecimento do padrão respiratório adequado e a reavaliação a cada cinco minutos. Isso até o bebê obter uma nota maior ou igual a sete.
O que é preciso para realizar a avaliação?
Quem realiza o exame é o médico neonatologista, imediatamente após o parto. O que é preciso para a realização do exame? É necessário um bom olhar clínico, um estetoscópio para auscultar a frequência cardíaca e verificação da pulsação a partir do pulso do bebê. Em alguns casos, é necessário o uso de oxímetro de pulso, para medição da oxigenação do sangue.
O Apgar é igual para todos os bebês?
A pontuação de Apgar pode variar de acordo com idade gestacional, peso ao nascimento, medicações maternas, drogas ou anestesia, e anomalias congênitas. O Apgar durante reanimação neonatal, por exemplo, não é equivalente ao de bebês respirando espontaneamente.
Ele serve para indicar se houve hipóxia neonatal (falta de oxigênio ao nascimento)?
O Apgar não deve ser considerado como evidência de asfixia intraparto. O método serve para auxiliar na indicação de medidas de suporte respiratório ou reanimação.
O que o boletim de Apgar pode predizer sobre sequelas?
O método não tem o objetivo de predizer sequelas neurológicas específicas, mas sim determinar se o bebê precisa de cuidados imediatos. Porém, ele não é utilizado para indicar medidas de reanimação, tampouco se deve esperar a realização do Apgar para iniciar a intervenção, pois o primeiro minuto pode ser crucial! Nos casos em que o bebê não obtém a melhora do escore, ou seja, em situações que existe a necessidade de realizá-lo a cada cinco minutos, se o Apgar do 10º minuto for zero, o teste pode indicar aos médicos a avaliação de medidas adicionais de reanimação.
No entanto, não é preciso se preocupar caso a primeira pontuação do seu bebê não tenha sido alta nos primeiros minutos. Isso porque Apgar não é um indicador de problemas em longo prazo. O importante é que seu filho tenha progredido bem e recebido o acolhimento necessário!
Você também pode gostar de ler:
https://itmae.uol.com.br/it-gravida/visita-ao-recem-nascido
https://itmae.uol.com.br/filhos/pediatra-de-plantao/encher-o-bebe-de-beijos-pode
https://itmae.uol.com.br/filhos/pediatra-de-plantao/5-caracteristicas-do-bebe-que-mudam-com-o-tempo
OLHA SÓ OS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE SÃO A CARA DAS IT-MÃES