É vintage ou roupa usada?
Na semana passada, falei aqui sobre como descartar roupas e objetos durante o processo de organização. Continuando o projeto “limpar a casa para quando 2013 chegar”, vou dar hoje mais uma dica. Sim, eu sei que descartar não é fácil para todos! Ainda mais quando achamos que vamos usar aquela roupa ou, ainda, se achamos que ela é vintage.
Por isso, entrevistei a consultora de imagem Andressa Kasse e perguntei: afinal, como sabermos se uma roupa usada é ou não vintage? “Para ser vintage uma roupa ou objeto precisa ter, pelo menos, 20 anos. Se tiver menos que isso é apenas uma roupa usada”, diz Andressa.
Além disso, ela afirma que a roupa ou acessório tem de estar em ótimo estado de conservação, não pode ter sofrido nenhuma transformação e tem, obrigatoriamente, de representar a época à qual ele se refere. “Vintage é aquele produto original que encontramos em brechós, lojas, bazares ou antiquários, seja ele uma roupa, um objeto, um sapato ou um acessório.”
Agora vamos revisar as regrinhas do descarte. Olhe bem para o item sobre o qual você tem dúvidas e avalie:
- Se não te serve mais nem combina com seu estilo atual, descarte!
- Se está quebrado e fica caro demais consertar, descarte!
- Se faz você se sentir mal (como um presente de que você não gostou), descarte!
- Se você não usa o objeto há mais de 2 anos, descarte!
beijos e ótima organização!
Ingrid Lisboa
PS: Quer aprender mais sobre organização? Não perca meu curso de ORGANIZAÇÃO DE RESIDÊNCIAS, no dia 1º/12 em SP. Para mais informações, acesse este link!
http://www.homeorganizer.com.br/page12.aspx