Como organizar as correspondências
Se alguém lhe perguntasse se você sabe organizar sua correspondência diária, o que você responderia? Então, pergunto: você já diligenciou toda sua correspondência da semana passada? Não quero com isso perguntar se você abriu todos os envelopes que chegaram em seu nome na última semana, mas se você efetivamente lidou com toda a correspondência. As contas que chegaram estão na pasta de contas a pagar? Os folhetos promocionais que não lhe interessam foram para o lixo?
Quando presto consultoria, tenho visto situações bastante inusitadas: de exames médicos há 2 anos em cima da mesa do home office ao interessante fenômeno da transformação da correspondência diária em “documento”. Como um folheto promocional de cartão de crédito vira documento? Sempre que não o “processamos”, sempre que não abrimos o envelope ou quando abrimos mas não executamos a providência que teria de ser tomada.
Assim, inúmeros papéis e encartes viram documentos a serem verificados até o dia em que nos deparamos com uma caixa cheia de envelopes fechados (alguns abertos!) e classificados como “documentos”. Na verdade, bastariam 30 minutos semanais de verificação para que descartássemos e colocássemos tudo em seu devido lugar. Sim, somente 30 minutos!
Comece hoje a organizar sua correspondência. Providencie uma “caixa de entrada” (pode ser um daqueles modelos próprios para guardar papel A4) para sua correspondência e organize-se para, no mínimo duas vezes por semana, verificar todo o conteúdo.
Minha sugestão é uma caixa de entrada com qualidades que julgo importantíssimas:
- Tamanho médio e altura baixa (para você manter somente a correspondência da semana)
- Excelente acabamento e com design bacana (para harmonizar com a decoração da sua casa).
Se quiser mais dicas de organização, entre em contato comigo pelo site da Home Organizer.
Até mais!
Ingrid Lisboa