4 dicas para organizar seu home office
Um bom organizador para guardar pequenos objetos na gaveta é essencial (Foto: Home Organizer)
Quem aí se lembra do “quartinho”, aquele lugar da casa em que nossas mães, avós e tias nos mandavam colocar tudo o que a gente não sabia exatamente onde deveria ficar? Pois ele voltou repaginado e com decoração caprichada. Atualmente atende pelo nome de home office, mas tenho visto por aí que continua o velho e bom local em que guardamos aquilo que não sabemos bem onde colocar. E, por mais estranho que possa parecer, corremos o risco de dificilmente encontrá-lo novamente.
O fato é que home office bagunçado causa muitos prejuízos, desde contas pagas em atraso até a perda de documentos importantes como passaportes e certidões. Já tive cliente que, inclusive, perdeu viagem de férias porque não encontrava o passaporte no mar de pilhas de papeis do home office. Além disso, produtividade ao trabalhar numa mesa desorganizada é impossível, pois com tanta informação a nossa frente, o cérebro não consegue focar no que realmente precisamos fazer. Para te ajudar a acabar com a bagunça da papelada e da mesa de trabalho, tenho quatro dicas:
1) Organize sua mesa: comece fazendo um detox em documentos, papéis e miudezas. Tire tudo aquilo que não usou nas últimas semanas e mantenha sobre a mesa somente os materiais que você usa com muita frequência. Se algum objeto não é usado ao menos uma vez por semana, a mesa não é o melhor lugar para ele. Você precisará investir ao menos 1 hora para fazer este detox, mas vale a pena! Além de tirar a bagunça material, desobstruir a mesa ajuda a clarear os pensamentos. Pode acreditar! Invista também num organizador entra-sai para sua papelada e outro para organizar caneta, lápis e demais itens que ficarão sobre ela.
2) Organize suas gavetas: da mesma forma que fez com a mesa, comece com um detox de tudo o que não precisa mais, de itens que nem sabe porque estão ali e todos os objetos que você nunca usou. Eu sei que minúsculos clipes coloridos são lindos e fofos, mas eles e tudo o mais que for bonito mas pouco útil deve ser descartado. E o motivo é simples: se eles não saírem, não há como entrarem os itens que são importantes para você, certo? Para organizar as gavetas você precisará de divisores, pois não há como organizar objetos miúdos sem organizadores. Eles não param no lugar! Estes transparentes da foto são os meus favoritos.
3) Organize sua correspondência. Como ainda recebemos muitas contas, informativos e documentos pelo correio, é importante você ter uma caixa de entrada para correspondências. Não precisa ser nada muito sofisticado. Uma caixa de tamanho A4, baixa e sem tampa, cumpre bem o papel. Mas você precisa se organizar para investir 10 minutos, duas vezes por semana, para processar o conteúdo da caixa. Muita gente compra uma caixa de entrada, porém nunca checa o que chega. O resultado é arcar constantemente com multas por contas pagas em atraso. E você não quer isto, certo?
4) Organize seus documentos. Confesso que aqui mora o trabalho pesado. Afinal, passar o dia (ou vários dias) separando, catalogando e colocando documentos em pastas não é a tarefa mais agradável do mundo. Mas quem já passou horas procurando algo como o documento de transferência do carro às vésperas de vendê-lo sabe do que estou falando. Documentos mal organizados causam prejuízo e dor de cabeça. Recentemente, uma cliente minha quase deixou de fazer a matrícula no mestrado porque teve de pedir a segunda via do diploma da graduação. Além de pagar mais de R$ 300 pelo documento, ia perder o prazo para matricular-se no mestrado. E a isso somou-se o estresse de todo o processo. Como se trata de uma tarefa cansativa, minha dica é você investir várias sessões de, no máximo, duas horas para organizar seus documentos. Sei que com somente duas horas diárias o processo vai demorar mais, mas não se preocupe. Você vai terminá-lo com certeza! Pela minha experiência, a maior parte das pessoas desiste de organizar documentos justamente porque tentou fazer tudo de um dia para o outro. Portanto, dividir a tarefa em várias mini-tarefas fará com que você consiga finalizar, mesmo demorando um pouco mais.
Se precisar de mais ajuda, vai lá no meu site e dá uma olhada no nosso Curso de Organização de Documentos e Home Office, ok?