Como fazer bolinhos de chuva


Daniela Folloni
por: Daniela Folloni
Jornalista fundadora e diretora de conteúdo do Portal It Mãe

Impossível comer um só! (foto: Dani Folloni)

Meninas, receitinha em comemoração ao dia da vovó: bolinhos de chuva! Amooo. As crianças amam também. E o que sobra (quando sobra), a gente esquenta no forno elétrico no dia seguinte – e ganha o café da manhã mais feliz do mundo! Pedi a receita para minha avó, que sempre acerta o ponto. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) rasa de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • farinha até dar o ponto
  • um pouquinho de canela em pó a gosto

Como fazer

Numa tigela média, primeiro bata bem o açúcar com os ovos (para não dar cheiro, segundo minha avó). Em seguida, misture o fermento, o leite e a canela. Por último, vá colocando a farinha até dar o ponto. Como se dá o ponto: a massa tem que ficar grossa, consistente mas meio mole – é o que minha avó chama de ponto de “pingar”. Em seguida, coloque óleo de soja em uma panela (cerca de três ou quatro dedos) e deixe esquentar por 5 minutos. Importante: teste se a temperatura está adequada, colocando um pouquinho da massa no óleo e analise a massa: se ela começar a subir até a superfície e ir dourando aos poucos, está ok. Se dourar muito rápido, está quente demais (e o bolinho vai ficar cru por dentro e preto por fora). Se a massa ficar no fundo, o óleo ainda está frio.

Em seguida, com uma colher de sobremesa, vá pegando porções em forma de bolinhas e jogando no óleo. Pode fritar mais de um ao mesmo tempo. Assim que o bolinho dourar, tire com uma escumadeira e coloque em uma cesta com papel-toalha, para absorver a gordura extra.

Faça uma mistura de açúcar com canela em pó para salpicar por cima dos bolinhos. E sirva quentinho com café, capuccino…

Versão express Você também pode comprar a massa pronta. Aqui em casa, já testei o pó para bolinhos de chuva da Yoki. São ótimos. Você só precisa acrescentar leite e ovos ao pó do pacote e, em seguida, fritar.

 

 

  • Daniela Folloni

    Jornalista, mãe de Isabela e Felipe, trabalhou nas revistas Vogue, Cosmopolitan e Claudia. Acredita que toda mãe merece sucesso, diversão, romance e oito horas de sono

Data da postagem: 26 de julho de 2012

Tags: , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)