Como fazer bolinhos de chuva
Meninas, receitinha em comemoração ao dia da vovó: bolinhos de chuva! Amooo. As crianças amam também. E o que sobra (quando sobra), a gente esquenta no forno elétrico no dia seguinte – e ganha o café da manhã mais feliz do mundo! Pedi a receita para minha avó, que sempre acerta o ponto. Veja como fazer:
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 colher (chá) rasa de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite
- farinha até dar o ponto
- um pouquinho de canela em pó a gosto
Como fazer
Numa tigela média, primeiro bata bem o açúcar com os ovos (para não dar cheiro, segundo minha avó). Em seguida, misture o fermento, o leite e a canela. Por último, vá colocando a farinha até dar o ponto. Como se dá o ponto: a massa tem que ficar grossa, consistente mas meio mole – é o que minha avó chama de ponto de “pingar”. Em seguida, coloque óleo de soja em uma panela (cerca de três ou quatro dedos) e deixe esquentar por 5 minutos. Importante: teste se a temperatura está adequada, colocando um pouquinho da massa no óleo e analise a massa: se ela começar a subir até a superfície e ir dourando aos poucos, está ok. Se dourar muito rápido, está quente demais (e o bolinho vai ficar cru por dentro e preto por fora). Se a massa ficar no fundo, o óleo ainda está frio.
Em seguida, com uma colher de sobremesa, vá pegando porções em forma de bolinhas e jogando no óleo. Pode fritar mais de um ao mesmo tempo. Assim que o bolinho dourar, tire com uma escumadeira e coloque em uma cesta com papel-toalha, para absorver a gordura extra.
Faça uma mistura de açúcar com canela em pó para salpicar por cima dos bolinhos. E sirva quentinho com café, capuccino…
Versão express Você também pode comprar a massa pronta. Aqui em casa, já testei o pó para bolinhos de chuva da Yoki. São ótimos. Você só precisa acrescentar leite e ovos ao pó do pacote e, em seguida, fritar.










