Como fazer uma horta em casa (em qualquer espaço)
Para montar a sua horta, não é preciso muito espaço. Um cantinho na cozinha já resolve (Foto: Divulgação)
As mini hortas urbanas são ótimas para trazer vida, frescor e alegria para dentro de casa. Outra vantagem é que também ajudam a melhorar os seus hábitos alimentares, com temperos e ervas fresquinhas sempre ao alcance — sem falar da economia no mercado ou horti-fruti!
E não precisa de muito espaço, viu? As plantinhas podem ser cultivadas no quintal ou na varanda, mas também em locais reduzidos como área de serviço, jardineiras ou, ainda, num cantinho da cozinha. Na hora de cuidar ou colher peçam para as crianças ajudarem, com certeza elas irão adorar! Listamos, a seguir, algumas dicas para você montar a sua:
1) Onde colocar
Escolha um lugar que tenha circulação de ar e luz solar por pelo menos algumas horas durante o dia, nem que seja com uma janela aberta de vez em quando.
É importante escolher um local onde bata sol por algumas horas ao dia (Foto: Divulgação)
2) Qual planta escolher
O ideal é optar por plantas de pequeno porte como as ervas aromática. Tente escolher as que você já conhece e gosta de usar para cozinhar. Manjericão, alecrim, salsinha e pimenta tem maior durabilidade.
Ervas aromáticas são uma opção excelente para uma horta urbana (Foto: Divulgação)
3) O vaso ideal
As mudas podem estar em vasinhos, latas, caixas ou caixotes, floreiras, parede verde ou até em um móvel solto dependendo do espaço disponível.
Caixotes também servem de vaso — e fica lindo! (Foto: Divulgação)
4) Como cuidar
Manutenção é fundamental, claro. Regue as plantinhas uma vez ao dia, no início da manhã ou no final da tarde. Vale também adubar a terra a cada mês.
Além de regar as plantas diariamente, é necessário adubá-las uma vez por mês, ok? (Foto: Divulgação)