Como tirar manchas comuns que as crianças deixam por aí


Flávia Ferrari
por: Flávia Ferrari
Home expert, criadora do canal no You Tube A Dica do Dia, palestrante e autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida”
como tirar manchas

Você sabe como tirar manchas de suor? Ou aquelas outras manchinhas que aparecem nas roupas das crianças no dia a dia? Pois é, a gente acaba tendo que lidar com uma série de detalhes na hora de lavar a roupa que podem danificar a peça e diminuir a sua vida útil. Mas, mais do que tentar evitar que isso aconteça, o melhor a fazer é entender como lidar com cada situação. Por isso, contamos com a ajuda de Flávia Ferrari, do canal Dica do Dia Flávia Ferrari. Olha só:

como tirar manchas Foto: Tina Bosse / Unsplash

Como tirar mancha de suor?

O suor, em si é incolor. As manchas amareladas que aparecem nas nossas roupas são resultado das bactérias que vivem nas nossas axilas. Elas entram em contato com o tecido e, aí, a mancha se fixa. Quanto mais tempo a gente levar para tirar essa mancha, mais difícil será para a gente se livrar dela. Outra dica importante é não passar ou ferro quente em cima da mancha, que isso faz com que ela se fixe mais ainda.

Para manchas mais recentes de suor, existem duas opções:

  • Coloque 5 colheres de sopa em um litro de bicarbonato de sódio, coloque a peça de molho por meia hora e depois lave normalmente
  • Coloque 3 colheres de sopa de vinagre branco em um litro de água morna, coloque a peça de molho por 10 minutos antes de lavar.

Como alternativa, você também pode mergulhar a mancha de suor na água oxigenada. Mas, antes de fazer isso, você tem que fazer um teste para ver se a água oxigenada não vai manchar e depois enxaguar muito bem a peça, senão mancha vai ficar ainda mais amarela.

Para manchas resistentes e mais antigas, a gente tem que fazer uma pasta turbinada com limão:

  • Misture bicarbonato de sódio e o suco de limão até atingir uma consistência pastosa, a quantidade vai depender do tamanho da mancha que você vai remover. Um lembrete importante: não faça essa mistura embaixo do sol porque o limão pode queimar a sua pele.
  • Aplique a pasta sobre a roupa seca com o auxilio de uma escova velha e limpa.
  • Deixe agir por 45 minutos. Depois, coloque de molho na água com sabão por uma hora e meia. Ao final é só lavar como de costume e se livrar da mancha!

Como limpar as manchas mais comuns do universo infantil

Meias encardidas: 

O segredo para ter meias sempre branquinhas, sem precisar esfregar, é agir rápido. Assim que a sujeira aconteceu, lave. Essa regrinha de ouro evita que a sujeira seque na meia ou mesmo fique impregnada.

Para retirar essas manchas use o sabão em pó da sua esoclha na seguinte solução:

  • 1/4 de tampa dosadora em um litro de água aquecida até no máximo 40º por uma hora. Em seguida lave como de costume.

Evite torcer ou esticar as meias para que elas não deformem. Antes de estendê-las, sacuda uma a uma para retirar o excesso de água. Estique as meias para que elas recuperem o seu formato natural e pendure-as pelos dedinhos. Além de fazer com que sequem mais rápido, faz com que elas não fiquem duras e confortáveis na hora que a gente vai calçar.

Secar bem as meias é o segredo para que elas não fiquem mal cheirosas ao longo do tempo. E se você tem o hábito de passar as meias, utilize o ferro numa temperatura bem baixa para não danificar os elásticos.

Uniforme:

Uniforme é um caso à parte. Sempre chegam com manchas e lembranças do período que as crianças passaram na escola. E, em geral, a gente tem que lavá-los rápido para que eles entrem em uso logo. Mas é muito fácil mantê-los com alguns cuidados simples. Separe os uniformes e coloque as peças da mesma cor e mesmo tecido junto para evitar desgaste e transferência de cor de um para outro.

Olhe bem a peça antes de lavar e verifique se tem alguma mancha. Caso sim, utilize o seu sabão em pó de escolha na seguinte proporção:

  • 1/4 de tampa dosadora em 100 ml de água à 40º;
  • Misture rapidamente com a água até criar uma espuma efervescente e, assim que dissolver todo, utilize imediatamente a solução;
  • Aplique na manche e deixe agir por, no máximo 10 minutos. Em seguida lave normalmente.

Para melhores resultados, sempre usar a dosagem recomendada de todos os produtos, que consta na embalagem É importante lembrar que detergentes em pó devem ser diluídos em água antes de entrar em contato com a roupa. Além disso, evite passar uma escova de cerdas duras no uniforme para retirar a sujeira.

Seque o uniforme à sombra para evitar o desbotamento. Se for usar a secadora de roupa, leia a etiqueta da peça para saber se ela pode ser utilizada nesse tipo de equipamento e qual a temperatura adequada para cada roupa. Se a peça tiver estampa, passe-a do avesso com o ferro numa temperatura amena. E se a roupa for 100% poliéster, use um protetor de ferro ou use um paninho entre o ferro e a roupa para não marcá-la nem danificá-la.

Molhos, gorduras e alimentos em geral

Sim, com crianças o molho espirra, a fruta cai e a roupa engordura. Pra tratar dessas manchas a gente tem que seguir a regra de ouro: quanto antes, melhor. Além da rapidez, nós temos que nos atentar para tirar o excesso desses alimentos da roupa.

Umedeça um pano e passe na roupa suja para remover o excesso de comida e a pigmentação dela. Não deixe que essa sujeira seque. A receitinha é a seguinte:

  • Lave a roupa utilizando meia colher dosadora de sabão em pó e sabão em pó tira manchas direito na máquina.
  • Para manchas muito resistentes, use uma colher dosadora.

Ah, e mais um detalhe: para você que não quer mais errar com as manchas nos uniformes escolares dos seus filhos, aprenda nesta tabela a decifrar todos os símbolos universais de lavagem.

  • Flávia Ferrari

    Flávia Ferrari é home expert, autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida” e palestrante. Formada em engenharia, é criadora do canal A Dica do Dia, que tem como objetivo descomplicar a vida em um clique trazendo dicas caseiras de decoração, limpeza, organização, truques para o cotidiano e muito mais. Ela é mãe da Bia e do Fifo, de 13 e 11 anos.

Data da postagem: 10 de dezembro de 2019

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e serviços
 que facilitam sua vida de mãe ;)