5 passos para organizar a decoração de Natal


Ingrid Lisboa
por: Ingrid Lisboa
Especialista em organização residencial e pessoal, consultora e palestrante

Dicas para fazer agora e agradecer a si mesma quando for montar a decoração em dezembro: 1- Para evitar o emaranhado de luzinhas, use um cabide plástico para enrolar o pisca-pisca. 2- Proteja as bolas menores e mais frágeis em uma caixa de ovos. 3- Use copinhos descartáveis para organizar enfeites (foto: Home Organizer)

 

Montar árvore de Natal e preparar a casa para as celebrações de fim de ano é realmente uma delícia. Nós adoramos e as crianças costumam se divertir muito! Não sei quanto a você, mas desmontar e guardar tudo direitinho para que no ano seguinte possamos ter as peças decorativas sem danos me dá muito menos ânimo. Levanta a mão quem nunca pensou em adiar, ou mesmo adiou a desmontagem da decoração. Eu confesso que já cheguei a esperar quase uma semana para desfazer a árvore (#prontofalei). Mas é uma tarefa a ser feita, certo? Então preparei estas dicas para facilitar sua vida:

1- Não faça a desmontagem com pressa. Para desmontar a decoração você precisará de cerca de duas horas se sua árvore for grande e/ou você tiver bastante decoração pela casa. É claro que vale pedir ajuda da assistente do lar, dos filhos, marido ou quem puder ajudar. Mas supervisione a embalagem de tudo para que fique bem acondicionado.

2- Não armazene as bolas e peças delicadas sem proteção. Pegar uma caixa e colocar todas as bolinhas da árvore dentro, sem antes protegê-las, pode ocasionar quebras nas peças mais delicadas. Para proteger as bolas, eu coloco as menores dentro de uma caixa vazia de ovos (sim, aquela caixa de plástico que vem do supermercado). As bolinhas maiores podem ser colocadas individualmente dentro de um copo descartável. Depois é só colocar tudo em caixas plásticas de tamanho médio ou pequeno. Já as peças decorativas como presépio e similares eu enrolo em plástico bolha. Uso duas ou três camadas, dependendo de quão delicada é a peça. Para peças muito especiais ou que quebram facilmente você também pode usar papel ondulado antes do plástico bolha.

3- Use um cabide plástico ou rolo vazio de filme plástico para enrolar o piscapisca. Assim você evita que o fio vire um grande emaranhado de luzinhas enroladas umas nas outras. Ou, pior, que as luzem quebrem. Depois de enrolado, coloque o pisca-pisca num saco plástico transparente e armazene numa caixa.

4- Prefira caixas plásticas pequenas ou médias. Evite armazenar a decoração de Natal em caixas de papelão, especialmente se você mantiver as peças num local com pouca ventilação. Como as caixas de papelão são mais suscetíveis ao mofo, prefira as caixas plásticas. Sobre o tamanho, é melhor comprar duas caixas médias para guardar os enfeites do que uma grande. Assim os enfeites serão melhor divididos e, provavelmente, haverá menos objetos em cima que ficarem na parte inferior da caixa. Isso evita que o peso das peças de cima quebre ou danifique as que estiverem embaixo.

5- Identifique as caixas e utilize produtos antimofo. Coloque etiquetas identificadoras nas caixas e, caso vá armazená-las num local com pouca ventilação, coloque produtos antimofo para evitar umidade e traças. Os produtos que mais uso para evitar mofo são giz de lousa e moffim.

 

 

 

  • Ingrid Lisboa

    Para a mãe do Emiliano e criadora da consultoria Home Organizer, o segredo de uma casa em ordem é descomplicar. Ela escreve no canal Tudo organizado

Data da postagem: 5 de janeiro de 2018

Tags: , , , , , ,

Vale a pena dar uma olhada na minha seleção de produtos incríveis e
serviços que facilitam sua vida de mãe ;)